Não existe maneira melhor de nos apropriarmos de uma cidade do que andar por ela e registrar situações que nos chamam a atenção. Caminhar, olhar, observar. Não foi diferente para a fotógrafa alemã Hildegard Rosenthal (1913-1990), que chegou ao Brasil no final de década de 1930 e se tornou um dos nomes precursores do fotojornalismo brasileiro. Com sua câmara e seu olhar curioso, ela registrou paisagens, cenas urbanas e personagens da cena paulistana, além de fotografar as personalidades do meio artístico de sua época.
Com vontade de tentar a entender a cidade que tinha escolhido para morar e com sua experiência em fotografia resultante dos estudos na Bauhaus e nas vanguardas europeias, Hildegard começa a colaborar para revistas como “A Cigarra” ou o jornal O Estado.
A cidade é sempre fascinante para olhares atentos. Um detalhe de uma janela, a fachada de um prédio, as pessoas que a habitam. Que dizer, então, quando olhares conseguem acompanhar o desenvolvimento e o crescimento dessas cidades que aos poucos, cada uma à sua maneira, vão se constituindo no habitat, no centro das relações humanas, na certeza de pertencer a algum lugar?
Um dos destaques da 4.ª Mostra SP Samsung de Fotografia, o Instituto Moreira Salles, com curadoria de Sergio Burgi, apresenta na Doc.Galeria, organizadora do evento, a exposição “A São Paulo de Hildegard Rosenthal”. São 25 imagens realizadas durante a década de 1940. Uma homenagem para essa fotógrafa que completaria 100 anos em março.
Com um olhar curioso, estranho, com novas possibilidades de visualidades, ângulos inovadores, forjado nas vanguardas europeias e também no uso da inovadora Leica, que permitia mais mobilidade e possibilidades de composição que, na época, ainda eram inovadoras, Hildegard ao mesmo tempo procurava uma narrativa imagética. E também tentava entender, por meio das imagens que colecionava, a ontologia do País que havia escolhido para viver. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A SÃO PAULO DE HILDEGARD ROSENTHAL
DOC Galeria (Rua Aspicuelta, 662). Tel. (011) 3938-0130. 2ª a 6ª, 11 h/ 19 h. De 25/1 a 23/2 – www.docgaleria.com.br