Mostra reúne 121 fotografias de Walker Evans no Masp

Primeiro fotógrafo a ser contemplado com uma exposição individual no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em 1933 , o norte-americano Walker Evans (1903-1975) ganha, a partir de hoje, sua primeira retrospectiva no Brasil. A mostra reúne 121 imagens do profissional, que passou à história da fotografia por ter documentado a Depressão americana nos anos 1930. A abertura será hoje, para convidados, e amanhã, para o público, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

É curiosa a origem da mostra Walker Evans. Um colecionador norte-americano emprestou parte de seu acervo – a maioria das fotos da mostra pertence a ele – para que a exposição circulasse pelo mundo. Sem revelar o nome do colecionador, que prefere o anonimato, o diretor-geral do Instituto de Cultura mantido pela espanhola Fundación Mapfre, Pablo Jiménez Burillo, diz que a intenção do americano é “oferecer uma esperança ao mundo, que ainda enfrenta os efeitos da recente crise econômica, situação que remete aos anos da Grande Depressão”. Assim, o núcleo da retrospectiva é mesmo a série de fotografias que Evans registrou no Sul dos EUA entre 1935 e 1936, contratado pelo governo americano.

O presidente Roosevelt estava interessado em criar um arquivo de imagens da Depressão para uma agência estatal. O arquivo serviria ao programa social do ex-presidente para a erradicação da pobreza e a construção de uma identidade nacional.

A mostra traz também seus primeiros trabalhos, dos anos 1920, fotos dos arranha-céus de Nova York que remetem aos ensaios construtivistas do vanguardista russo Rodchenko (1891-1956). Ecos da Nova Objetividade, da visão bauhausiana da cidade como edificação, surgem em fotos das janelas de Wall Street. Sem elas, um fotógrafo como Robert Frank, seu pupilo, teria demorado mais para descobrir a América. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Walker Evans. Masp. Avenida Paulista, 1.578. Tel. (011) 3251-5644. 11 h/ 18 h (5.ª até 20 h; fecha 2.ª). R$ 15 (3.ª, grátis). Até 10/1. Abre hoje para convidados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna