Mostrar os marinheiros de Alfredo Andersen é o que pretende a exposição ?Marinheiros?, que abre nesta quarta-feira (16) no Museu Alfredo Andersen (rua Mateus Leme, 336). Serão apresentadas 12 obras originais do artista, que nos remetem à sua vinda ao Brasil, acompanhado do pai, que alimentava a esperança de ver o filho como seu sucessor na engenharia naval. Em uma viagem com destino a Buenos Aires, Andersen aproveitava os momentos de folga para pintar os seus companheiros de embarcação em suas diferentes ações.
Durante a viagem, ao passarem pelo litoral paranaense, aconteceu uma avaria no navio que os obrigou a aportarem em Paranaguá. O fascínio imediato pela paisagem e pelo povo tomou o coração do pintor, que abandonou a embarcação e por aqui permaneceu. Este grande artista norueguês constituiu família no Paraná, pintou com muita intensidade, dividiu sua arte, seu ateliê e seu talento ensinando a uma geração de artistas que o sucedeu.
Alfredo Andersen registrou uma página importante na história da arte paranaense. ?O Museu Alfredo Andersen é a casa do artista. As pinturas da exposição ?Marinheiros? fazem parte do acervo do museu. Ao longo do ano todas as obras de Andersen vão sendo expostas, para que o público tenha a oportunidade de encontrar sempre novidades, mesmo se aquela for a segunda ou terceira visita ao local?, afirma a diretora do Museu, Roseli Bassler.
Serviço:
Exposição ?Marinheiros? de Alfredo Andersen
Local: Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 ? Tel: 41-3222-8262)
Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9 horas às 18h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 16 horas.
A exposição permanece até o dia 10 de junho/2007.