Mostra no CCSP dá segunda chance a obras importantes

A partir desta quinta, 10, e pelas próximas duas semanas, o Centro Cultural São Paulo vai apresentar a mostra Breves e Inéditos, formada por filmes importantes – alguns premiados – que passaram brevemente pelo mercado de salas ou foram lançados diretamente em DVD e Blu-Ray.

São obras como Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, que ganhou a Palma de Ouro de 2014; Foxcatcher – Uma História Que Chocou o Mundo, de Bennett Miller, vencedor do prêmio de direção em Cannes, também em 2014; e dois outros filmes apresentados no maior festival do mundo no ano passado – Sicario – Terra de Ninguém, de Denis Villeneuve, que movimentou a seleção oficial com sua história violenta de combate ao tráfico na fronteira mexicana, e a primeira parte de As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, que integrou a seleção da Quinzena dos Realizadores.

Curador da mostra, Célio Franceschet explica seu conceito – “Todos os anos, o número de filmes produzidos aumenta com uma velocidade proporcional ao aperfeiçoamento e ao barateamento da tecnologia digital, permitindo o acesso e reduzindo os custos de produção de um filme. Oposta a esta matemática está a do mercado exibidor, com um crescimento muito menor. As próprias distribuidoras ficam à mercê das janelas de exibição para aumentar ou diminuir a sua cartela de filmes. Por isso, a grande questão hoje, principalmente para os independentes, é – como exibir? Em meio às novas plataformas de exibição, o cinema ainda é espaço privilegiado para o realizador, e a primeira vitrine para o filme.”

Daí a ideia de resgatar, a preços populares – R$ 1 -, filmes que não tiveram muita chance no mercado. Outros títulos da programação – Uma Nova Amiga, de François Ozon; Love, de Gaspar Noë, com suas cenas de sexo em 3D; e Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência, de Roy Andersson.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo