Em apenas duas semanas, trinta e seis mil pessoas visitaram em São Paulo a exposição Mitos & ícones, mais que o número de visitantes que passaram pelo MASP, o Museu de Arte de São Paulo, em um ano. Esse sucesso se dá pelo fato de a exposição levar ao grande público a história das artes mundiais de forma inovadora.

continua após a publicidade

A exposição Mitos & ícones é um projeto idealizado pelo artista plástico e ambientalista Thiago Cóstackz, que faz uma releitura das mais conhecidas e clássicas obras de artes, como O Davi de Michelangelo, Vênus de Milo, e personagens históricos como as rainhas Elizabeth I (Inglaterra) e Nefertiti (Antigo Egito) usando como personagens algumas das celebridades mais populares do País.

Carolina Dieckmann, Fernanda Tavares, Paulo Zulu, Dalton Vigh, Carlos Casagrande, Isabela Fiorentino, Mariana Weickert, Jaqueline Dalabona, a princesa Paola d’Orleans e Bragança, Laura Wie, Larissa Costa (Miss Brasil 2009) e Nany People são as 11 personalidades que posaram para o artista. Os modelos foram fotografadas pelo alemão Sacha Höchstetter com interferências corporais de Thiago.

A técnica utilizada é o “body art”, que tem o corpo como suporte e meio de expressão. “A intenção é democratizar a arte, torná-la acessível e interessante para um público que não tem relação com esse universo artístico”, conta Thiago que acredita na arte como um poderoso instrumento educacional, capaz de levantar questões e reflexões profundas usando elementos populares.

continua após a publicidade

“Toda a montagem das fotos e da exposição foram feitas de forma sustentável, pensando em não agredir o meio ambiente. A maquiagem e a cola utilizada nas produções são à base d’água, os cabelos são perucas de garrafas pet, os vestidos são sem costura e os animais foram todos emprestados pelo IBAMA de forma totalmente legal. Essa mostra é para mostrar que nós temos condições e tecnologia de fazer arte, moda e decoração de forma sustentável no Brasil, é só levantar essa bandeira”, explica Thiago que também contou que todas as celebridades que participaram da campanha não cobraram cachê.

Mitos & ícones, que pode ser vista a partir de hoje no Shopping Mueller, em Curitiba, é o primeiro passo de um projeto que tem como objetivo a fundação do primeiro Museu de Arte Contemporânea e Sustentável do Brasil, na cidade de Natal (RN).

continua após a publicidade

A inauguração deverá acontecer em fevereiro de 2010 e contará com a colaboração de Luiz Osaka e Eunice Sofia, curadores do acervo do MASP, e deverá estar inserido dentro de um shopping center da cidade para que um número grande de pessoas possam ver.

Potiguar de nascimento, Thiago Cóstackz é também um ativista ambiental e por isso o museu nasce como uma instituição sustentável, ou seja, ecologicamente correta.

Em seu acervo só haverão obras produzidas com materiais recicláveis, como madeiras ecológicas, tintas à base d’água, etc. A exposição Mitos & ícones conta com o apoio de grandes empresas, entre elas a Revestimentos Eliane no desenvolvimento de porcelanatos recicláveis para a montagem dos cenários.

A Mostra é patrocinada por marcas internacionais, como: Puma Sports, Hugo Boss, Lufthansa Airlines, Fujocka (responsável pelo tratamento digital das imagens) e ASH HAir (que cedeu profissionais de estética e beleza).

Curitiba é a segunda capital brasileira a receber a mostra, que depois daqui percorrerá outras cidades do País e seguirá para Alemanha, Finlândia, Noruega, Suíça e Estados Unidos.

Serviço

A exposição Mitos & ícones conta com 11 painéis de 1,20m x 1,80m e está aberta ao público a partir de hoje no Shopping Mueller, em Cur,itiba. A entrada é franca.