O patrimônio artístico e cultural de Curitiba ganha registro especial na exposição fotográfica Arte Urbana, que inaugura hoje, às 19h, na Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba, Setor Histórico da cidade. As imagens captadas pelo fotógrafo Luiz Antonio Cequinel revelam detalhes de obras que estão em exposição permanente nos espaços públicos, mas que escapam do olhar cotidiano. As 30 fotografias reunidas na mostra resgatam muitos dos monumentos curitibanos, despertando o interesse pelo conhecimento do significado histórico desses trabalhos realizados nas mais diversas técnicas.
?Fotografar e divulgar nossos monumentos permite a apropriação do conteúdo artístico, que está a espera de um olhar revelador?, destaca Cequinel. Os monumentos documentados nas fotos exalam história e aguçam a curiosidade para a trajetória de personagens neles eternizados, além de descortinar significados de diversas obras. É o caso da escultura em granito Paz N.º 30.31, de Baku Inoue, localizada na Praça do Japão, que simboliza a urgência da paz entre as nações. Também a escultura em bronze Pessanka, de Iara e Jorge Serathiuk, instalada no Parque Tingüi, que representa a vida e a prosperidade, segundo os ucranianos. Entre as figuras homenageadas, destaque para a escultura em mármore Vênus Curitibana, de Inês di Bella, uma referência a Didi Caillet (Miss Curitiba 1929), obra que pode ser apreciada no repuxo da Praça Didi Caillet.
Serviço:
De hoje a 29 de janeiro de 2006. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
A entrada é franca.
