Na exposição fotográfica ?Silêncio é a Resposta?, que inaugura às 19h desta sexta-feira (30), no Museu de Arte Sacra de Curitiba, o fotógrafo paranaense Tiago Chiminazzo faz uma releitura do patrimônio escultórico do Cemitério Monumental de Gênova, na Itália. As 35 imagens reunidas na mostra foram realizadas em preto e branco, revelando uma parte pouco conhecida do grande legado arquitetônico italiano.
Nascido em Curitiba, em 1974, Tiago Ricardo dos Santos Sanson Chiminazzo vive na Itália desde 2000, onde se formou em fotografia pelo Instituto Europeu de Design. Vencedor de um concurso fotográfico promovido no Brasil pela Aliança Francesa, foi artista selecionado para exposição permanente na Bienal de Arte Giovanne de Torino. Também realizou exposições coletivas nas cidades italianas de Roma, Pádua e Milão, além de ser finalista da mostra de arte competitiva da Associação Cultural Azymuth-Pastis.
Na mostra ?Silêncio é a Resposta?, Tiago procura dialogar com os escultores responsáveis pelos trabalhos retratados. As obras registradas nas fotos estão impregnadas de uma linguagem poética, diferente daquela utilizada quando a escultura destina-se a uma praça ou a um museu. O fotógrafo capta, entre outros detalhes, a delicadeza casta com que a escultura mostra a exuberância do corpo de uma mulher, a riqueza do olhar de uma criança, a altivez das figuras mitológicas, dos anjos, arcanjos e querubins guardiões do céu. Enfim, são estátuas que parecem viver.
As 35 imagens que compõem a exposição no Museu de Arte Sacra de Curitiba ? três delas emolduradas em acrílico e as demais projetadas nas paredes do museu ? confirmam as obras do Cemitério Monumental de Gênova como representantes máximas dessa vertente artística. ?As esculturas têm como finalidade lançar às futuras gerações uma imagem perene da memória ou do espírito dos indivíduos ali sepultados?, ressalta Tiago.
Serviço
Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba ? Masac
(Largo da Ordem ? Setor Histórico)
Exposição ?Silêncio é a Resposta?, com trabalhos do fotógrafo Tiago Chiminazzo
De 30 de setembro (abertura às 19h) a 30 de outubro de 2005
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h
A entrada é franca