A mostra fotográfica "João-de-barro, o mais brasileiro dos pássaros" estará aberta à visitação pública no Espaço Cultural do Conselho de Medicina do Paraná de 17 a 27 de agosto de 2006. A exposição, de autoria do fotógrafo curitibano Irany Carlos Magno, reúne conjunto de 50 painéis com imagens de pássaros registradas em ambientes rurais e urbanos, fruto de mais de seis meses de trabalho. Outros atrativos da mostra incluem uma réplica de uma casa da espécie de pássaro, construída pelo próprio fotógrafo após pesquisar a técnica natural.
Irany Magno, atual presidente da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinegráficos do Paraná), conta que teve atenção despertada para o joão-de-barro numa manhã chuvosa de março, há alguns anos. Um casal construía na torre da emissora de TV onde ele trabalhava como cinegrafista. Admirou-se com persistência dos passarinhos, que mesmo na chuva tentava construir o ninho. Mas no dia seguinte a casa estava desmoronada, fato que se repetiu por mais três vezes até ser reerguida com sucesso, mas no lado oposto do poste.
Magno diz ter começado a fotografar na terceira queda, já então cativado pelos pássaros. "O joão-de-barro sempre serviu de inspiração e motivação para meus trabalhos", reforça o fotógrafo, que registrou cerca de 300 casas dos pássaros em cerca de 12 mil fotos, nas mais diversas circunstâncias.
Por observação própria, descobriu que esses passarinhos acordam logo depois dos sabiás, dormem às oito da noite, têm sempre dois filhotes e não conhecem a infidelidade. "Mas se há desafeto, ou melhor, incompatibilidade de gênios, derrubam a casa em construção e partem para outros vôos", relata.
Serviço:
O Espaço Cultural CRM-PR fica no andar S1 da sede do Conselho – Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre. Tel: (41) 3240-4000.