Mais de 40 alunos de 4.ª a 6.ª série do ensino fundamental da Escola Atuação estarão apresentando na próxima terça-feira, 19, filmes de curta-metragem produzidos durante o segundo semestre. São sete filmes ao todo, que variam de 3 a 8 minutos. Entre eles há comédia, drama, organização familiar e solidariedade. A apresentação acontece às 20h, no auditório do Sesc.

As histórias foram roteirizadas pelo professor Everaldo Sant?Anna a partir de textos produzidos pelos próprios alunos. Sant?Anna, que estudou cinema na Escola Internacional de Cinema de Cuba, em Havana, diz que os textos mostraram muita criatividade. “Neste semestre fiz um trabalho com os alunos sobre a linguagem do cinema e as etapas envolvidas no processo de produção de filmes”, conta ele. “Agora estamos colhendo os frutos do projeto com a realização do festival”, diz.

Os filmes, produzidos em cerca de duas semanas, foram gravados em VHS, numa parceria da Escola Atuação com a Noam Produções, que disponibilizou todo o aparato técnico necessário para a produção e pós-produção dos filmes. Segundo o professor, a iniciativa superou as expectativas. “A intensidade da atenção com que as crianças fizeram os filmes é de emocionar, pois todos se dedicaram muito ao trabalho”, conta.

Para Sant`Anna a produção dos filmes fez com que muitos descobrissem que têm talentos que nem mesmo eles sabiam que possuíam. “É difícil dizer se alguns poderão se tornar atores ou atrizes, mas de uma coisa tenho certeza: o trabalho os ajudará a possuir uma melhor comunicação com o mundo, em seus relacionamentos”, conta.

Os estudantes não atuaram apenas como personagens das histórias. Muitos auxiliaram na produção, contra-regra e em algumas narrações. Além disso, o professor enfatiza que a atividade despertou talentos e muitas crianças se interessaram ela arte. “Os alunos puderam desmistificar a idéia de que o cinema é resultado somente das grandes produções”, conta Sant?Anna.

continua após a publicidade

continua após a publicidade