Além de se tornar referência por conta do Festival de Teatro de Curitiba, a capital terá mais um bom motivo para se destacar nas artes cênicas, desta vez no âmbito infantil.

continua após a publicidade

Trata-se do I Pequeno grande encontro de teatro para crianças de todas as idades, que acontece em Curitiba, entre os próximos dias 2 e 12 de julho. O encontro trará aos pequenos dez peças produzidas por seis companhias de teatro de Curitiba e é promovido pelo programa Caixa Cultural e pela Cia do Abração.

No entanto, enganam-se aqueles que pensam que as crianças verão simplesmente peças infantis. Para a diretora da Cia do Abração, Letícia Guimarães, o teatro infantil presente no encontro é inteligente e educativo.

“Temos um conceito diferente daqueles que normalmente se vê em peças de teatro para crianças. Além do lúdico e do entretenimento, fazemos questão de enfatizar a educação em nossos espetáculos. Não menosprezamos a inteligência da criança, pelo contrário, queremos agregar valores, mas para que isso aconteça, devemos ir muito mais além do que uma peça onde a criança apenas senta, assiste e aplaude no final”, explica a diretora.

continua após a publicidade

De acordo com Letícia, atualmente o teatro infantil não recebe o seu devido valor e atenção. “Existe um preconceito muito grande com a expressão teatro infantil. Acredita-se ser uma arte inferior, com menor qualidade e importância. Mas não é isso que acontece, a criança deve receber um espetáculo que esteja compatível à sua inteligência”, opina.

Parte dessa nova visão do teatro infantil acontece logo após as apresentações. “Propomos a criação de um espaço novo, onde após cada apresentação, os atores se disponibilizam para conversar com as crianças. Por isso, temos o festival como um espaço para mostrar, ver e refletir a arte e a educação como um todo”, explica a diretora.

continua após a publicidade

Com esse princípio, o evento oferece um teatro familiar, onde os pais não vão apenas transportar a criança até o espetáculo, mas também irão vivenciar um momento de entretenimento verdadeiro, onde é possível despertar o lúdico que existe dentro de cada um. Para a diretora, o termo criança de todas as idades se refere a um estado de sensibilidade e não a uma faixa etária.

Por isso, Letícia acredita que a capital só tem motivos para comemorar ao sediar um evento cuja preocupação com a qualidade de conteúdo está presente. “Curitiba deve se orgulhar de receber um festival de teatro inteiramente dedicado às crianças. Sabemos que em todo o Brasil, são poucas as companhias que se dedicam exclusivamente aos espetáculos infantis. Esperamos que todas as crianças de todas as idades possam despertar muito mais do que o entretenimento durante o festival. Será um coletivo de sensibilidade. Queremos dar afeto às pessoas que vierem ao festival”, reflete.

Villa Lobos

Para dar início ao festival, a Cia do Abração ficou responsável pela apresentação da peça O trenzinho do caipira. De acordo com Letícia Guimarães, a peça é uma homenagem à obra de Villa Lobos.

“A obra de Villa-Lobos também é como uma homenagem aos brasileiros. Essa é uma peça que já apresentamos em outros países e tem sido muito bem quista por todos que assistem e com as crianças não será diferente”, aposta.

Para a atriz Inés Gutiérrez, que interpreta a personagem Lá, a peça representa o jeito do povo brasileiro. “O Villa Lobos era profundamente brasileiro. No espetáculo, cada nota musical tem seu vagão e em cada vagão levantamos um pouco dele. Tudo é regado com suas músicas. Isso mostra para as cria,nças a importância da união em determinadas tarefas.”

Questionada sobre a sensação em ver as crianças aprendendo com o espetáculo, Inés afirma que não tem preço que pague a cena das crianças embevecidas com a apresentação.

“Ver aquelas crianças bem pequenas prestando o máximo de atenção é incrível. Normalmente elas falam no espetáculo, saem correndo e chamam os pais, felizmente isso não acontece. O mais interessante é que independente da faixa etária, todos ficam emocionados com a história. Junto com isso e com a obra, procuramos resgatar valores como a amizade e união dos vagões para sincronia da peça”, conta.

Serviço

O I Pequeno grande encontro de teatro para crianças de todas as idades acontece entre os dias 2 e 12 de julho, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro. Maiores informações pelo telefone (41) 2118-5421.