A partir de hoje, até 27 de setembro, a capital paranaense sedia a Mostra Audiovisual de Curitiba, que em sua primeira edição terá o cinema cubano como tema.

continua após a publicidade

Durante dez dias estarão em exibição na Cinemateca de Curitiba, no Cine Luz, no Cineplex Batel, no Circo da Cidade e dentro do projeto Cinema nos Bairros, sempre com entrada franca, os filmes mais significativos produzidos em Cuba nas últimas cinco décadas.

A diretora da Cinemateca, Solange Stecz evidencia a importância da Mostra, salientando tratar-se do maior evento sobre cinema cubano já realizado em Curitiba. “Apesar de ser reconhecida principalmente pela música alegre, Cuba tem um outro segmento cultural que merece destaque, o cinema.

O país tem uma escola das mais significativas da cinematografia mundial, revelando constantemente grandes atores e cineastas”, frisa Solange.
Já Dario Pontes Regis, um dos organizadores da mostra, lembra que “agora em 2009 comemoram-se os 50 anos da Revolução Cubana”.

continua após a publicidade

Ao todo a mostra exibirá mais de 50 filmes, novos e antigos, todos com legendas em português. A Mostra Audiovisual de Curitiba também terá uma programação paralela, com oficinas gratuitas com professores vindos especialmente de Havana para falar sobre o cinema cubano e sua história. A programação completa está no site www.fccdigital.com.br.