Foto: Fábio Alexandre |
Dagmar (d) lembra que a década de 80 foi marcante para Ulm. continua após a publicidade |
Como O Estado adiantou ontem, será aberta em Curitiba, no dia 2 de março, a exposição Modelos de ulm, modelos pós-ulm, que apresentará a história de uma das escolas de design mais importantes do mundo, a Escola Superior de Design de Ulm, da Alemanha. A mostra foi divulgada durante entrevista coletiva ontem à tarde, com a presença da secretária estadual de cultura, Vera Mussi, da curadora da exposição, Dagmar Rinker, da diretora do Instituto de Relações Exteriores da Alemanha, Ursula Zeller, da diretora do Instituto Goethe em Curitiba, Cláudia Jahnel e do patrocinador do evento, Jorge Hillmann, diretor-geral da Masisa do Brasil (empresa fabricante de painéis de madeira). A exposição poderá ser vista na Casa Andrade Muricy até o dia 29 de abril.
Curitiba é a primeira cidade no Brasil a receber a exposição de Ulm (Ulm é uma cidade localizada no sul da Alemanha). De acordo com os organizadores, os curitibanos poderão ver um histórico da escola, que fechou em 1968 em virtude de problemas econômicos e políticos. De acordo Dagmar, a mostra contará com o produto dos alunos de Ulm: desde painéis com textos, vídeos, até livros e produtos arquitetônicos da época. A curadora ressaltou que o modelo de Ulm foi importante para o mundo dos designers porque foi a partir da existência da escola que a criatividade foi colocada em evidência. ?Em Ulm não se falava tanto em designers, mas sim em pessoas criadoras?, comentou. Segundo ela, Ulm também trouxe a funcionalidade para o design. Em Ulm, os estudantes podiam aprender nas áreas de design de produto, comunicação visual, arquitetura e informação. Com o tempo, a característica principal da escola passou a ser o design de produto.
Para Claudia, a história de Ulm é importante porque deu continuidade à Escola de Bauhaus, fechada pelos nazistas. Segundo Dagmar, a década de 80 foi marcante para Ulm, pois foi nessa época que seu estilo de ?criadores? e não de ?designers? foi negado pela sociedade. Hoje, o arquivo da escola é utilizado para pesquisas de estudantes, mas peças do estilo podem ser vistas em instituições e casas alemãs até hoje. A Casa Andrade Muricy fica na Alameda Dr. Muricy, 915. O telefone é (41) 3321-4798. A casa abre de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
A Masisa, empresa que está patrocinando a exposição, lançou a 4.ª edição no Brasil do Concurso de Design Masisa para Estudantes. Quem quiser se inscrever, deve entrar no site www.masisa.com.br ou www.portalosb.com.br. O prazo para inscrição vai até o dia 29 de junho de 2007.