Nesta terça-feira (15) o Festival de Dança de Cascavel inicia as apresentações competitivas em palco no Centro Cultural Gilberto Mayer. Cerca de 15 coreografias da categoria infantil estarão sendo avaliadas a partir das 19 horas. Até sexta-feira, aproximadamente 100 apresentações competem em cinco categorias: infantil, juvenil, juvenil avançado e adulto, avaliadas pelo júri composto por bailarinos convidados. A entrada custa R$ 5.
Na quarta-feira, quem se apresenta é a categoria juvenil, composta por bailarinos de 12 a 14 anos. Na quinta, a categoria juvenil avançado, com idades de 15 a 17 anos e, na sexta-feira, a categoria adulto, para bailarinos acima de 18. Para este ano, o festival espera um público aproximado de 25 mil pessoas, entre apresentações no Centro Cultural Gilberto Mayer e mostras livres, em palcos alternativos montados no Calçadão da Avenida Brasil, das 11 às 12 horas.
Segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, a meta deste evento é divulgar a dança para além das fronteiras. "Devido às parcerias procedidas durante os últimos meses, em intercâmbios culturais, tivemos a oportunidade de tornar nossa programação mais enriquecida e prestigiada", ressalta. Para o coordenador de Dança, a idéia é também diversificar a programação atividades didáticas. "Aproximaremos ao máximo a equipe de profissionais vinda de fora dos alunos envolvidos no evento. Dessa forma oportunizamos um aprendizado maior", avalia.
Até domingo, dia 20, sete oficinas, uma palestra e mais três apresentações profissionais (Cia Maho, Cia Verve, de Campo Mourão, e Cia do Centro Paraguaio Japonês, de Paraguai) compõem a programação. O Festival de Dança de Cascavel é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori e academias de dança da cidade. Melhores informações pelo telefone (45) 3902-1369, no Centro Cultural Gilberto Mayer.