Durante uma semana, entre os dias 22 e 28 de março, a Fundação Cultural de Curitiba exibe a mostra Circuitos compartilhados na Cinemateca de Curitiba. Com organização de Newton Goto, o projeto foi contemplado pelo Edital Arte & Patrimônio 2007, uma realização do Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, com apoio do Paço Imperial e patrocínio da Petrobras.
No dia 28 de março, às 19h, como parte da mostra, será realizada a mesa-redonda Compartilhamento de acervos, com a presença de Paulo Bruscky (Arquivo Bruscky, Recife), Afonso Luz (Ministério da Cultura, Brasília), Ana Pato (VídeoBrasil, São Paulo), Sérgio Moura (ArtShow/Sensibilizar, Curitiba), Beto Lanza (Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba), Glerm Soares e Fabianne Balvedi (Orquestra Organismo / Estúdio Livre, Curitiba) e Goto – mediador (epa! / Circuitos Compartilhados, Curitiba).
O projeto Circuitos compartilhados teve origem na mostra Circuitos em vídeo, criada em 2003, que exibiu produções brasileiras e estrangeiras de arte contemporânea provenientes das artes visuais. Atualmente o acervo é composto por cerca de 170 títulos produzidos por artistas, grupos e ações coletivas. São mais de 250 horas de programação, abrangendo quase 40 anos de produção. Faz parte do projeto a atualização do acervo e a produção de 200 cópias da coleção (em DVD) para serem distribuídas entre os participantes, pesquisadores, museus e instituições culturais públicas do Brasil. Circuitos em Vídeo é o mais completo acervo de audiovisual sobre arte contemporânea. A coleção abrange não somente os grupos mais recentes, mas também percorre importantes iniciativas do gênero ocorridas nas décadas 1970, 1980 e 1990, indo até os primeiros registros em vídeo e filme dessas ações. Fazem parte do acervo as experiências pioneiras coordenadas por Paulo Bruscky e seu Arquivo Bruscky, um dos pioneiros do vídeo experimental no Brasil.
Serviço
Circuitos compartilhados. De 22 a 28 de março. Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 São Francisco). Informações: (41) 3321-3252. Das 19h às 22h30 (duas sessões, de 1h30 cada). Entrada franca.