Teatro pode ser feito em apenas 15 minutos. Cenas com este curto período desafiam a plateia e tornam-se espaço para muitos experimentos. Seja para lançar uma ideia nova, seja para adaptar algo que já está pronto. Ou simplesmente para provar que uma história pode ser interpretada em tão curto tempo. Tudo isto estará na VII Mostra Cena Breve Curitiba, que será apresentada entre os dias 19 e 24 de outubro.
Dezesseis grupos participam da mostra neste ano. Eles representam o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. Foram 85 inscritos e o processo de seleção foi muito difícil, de acordo com Sueli Araújo, uma das organizadoras da mostra e diretora da Companhia Senhas de Teatro, responsavel pela criação do evento. “Um dos critérios é a diversidade, além do projeto em si. Tentamos criar um mapa de diversidade dentro da mostra, com o panorama do teatro que se faz hoje no País”, comenta Sueli.
A abertura da VII Mostra Cena Breve Curitiba acontece nesta quarta-feira (19), com a apresentação do espetáculo Batata, do grupo Dimenti, de Salvador. Será às 19h, no Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969), com entrada franca. A abertura ficará completa com a Companhia de Palhaços, que vai fazer esquetes no espaço externo do teatro.
O restante da programação vai ocorrer no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222), entre os dias 20 e 23 de outubro, com sessões às 19h e 21h. Serão quatro grupos por noite. Ingressos a R$ 6 (inteira).
O público e os convidados poderão ainda votar em quatro cenas, cujas companhias vão fazer uma mini excursão na semana seguinte à mostra. Elas serão apresentadas em Araucária, Lapa, Paranaguá e União da Vitória entre os dias 27 e 30 de outubro.
A mostra ainda terá o Papo Aberto, o espaço para discutir sobre teatro. “Desde o início da mostra, além da diversidade e dos 15 minutos, há um espaço para conversar sobre teatro. Esta pode ser a oportunidade. São assuntos variados”, explica Sueli. O Papo Aberto será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, às 11h, com entrada franca, na sede da Companhia Senhas de Teatro (Rua São Francisco, 35).
Mais informações sobre a mostra no site www.ciasenhas.art.br.