Mostra celebra 60 anos dos Direitos Humanos

Terá início nesta terça-feira, a 3.ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A exibição acontece simultaneamente em Curitiba e em outras 11 capitais. A mostra conta com 44 trabalhos de 12 estados brasileiros e 11 países sul-americanos. Todos serão exibidos na Cinemateca de Curitiba.

A mostra tem como objetivo dedicar espaço às obras audiovisuais produzidas recentemente que abordam questões ligadas aos direitos humanos. “A arte audiovisual pode ser uma maneira inteligente para se propagar e mostrar a todos a importância dos direitos humanos”, explica o curador e produtor cultural da mostra, Francisco César Filho.

Nesta edição, a mostra celebra também, os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Para comemorar os 60 anos, fizemos uma retrospectiva de seis décadas de clássicos que abordavam os direitos humanos. Além disso, homenageamos o grupo argentino Cine Ojo, respeitadíssimo em todo o mundo pela qualidade e resultados impressionantes atingidos com os seus trabalhos”, conta Filho.

Além da homenagem ao grupo argentino, a exibição apresenta obras de Paulo Caldas, Fernando Birri, Luis Buñnel, Eduardo Escorel de Fernando Meirelles, dentre outros cineastas.

Palace II é um dos filmes em cartaz. De produção do brasileiro Fernando Meirelles, Palace II conta a história de Laranjinha e Acerola, personagens já conhecidos por espectadores do cinema brasileiro, que vivem na Cidade de Deus, uma das favelas do Rio de Janeiro. Tudo o que eles querem é arrumar alguns trocados para ir a um show de pagode. O jeito mais fácil de conseguir é também o mais perigoso: trabalhando para os traficantes. Para evitar essa opção, Acerola tem a idéia do crime perfeito: o Palace II. “Em 2001, Meirelles produziu essa prévia do filme Cidade de Deus, justamente para testar e experimentar a reação das pessoas. Depois de testado, ele produziu o filme e teve grande sucesso”, exemplifica Filho.

Ao todo, mais de 180 filmes foram inscritos, assistidos e selecionados por Filho. “Fizemos um processo diferente das outras edições. Para escolha dos filmes, realizamos uma convocatória, onde recebemos todos os trabalhos. Nas outras edições, os filmes eram selecionados por indicação do curador. Se fosse me ater a esse método, muitos filmes que eu não conhecia ficariam de fora, por isso a convocação”, conta.

A 3.ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República com produção da Cinemateca Brasileira e do Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo, e conta com o patrocínio da Petrobras.

Serviço

Em Curitiba, a 3.ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontece entre os dias 7 e 15 de outubro. Todos os filmes serão exibidos com entrada franca na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro).
Para conferir quais serão os filmes e os horários de exibição, basta acessar o site www.cinedireitoshumanos.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna