Levar a fotografia com áudio para as telas de cinema. Este é o objetivo da Mostra Caixola, que está em sua terceira edição e tem inscrições abertas até o próximo dia 13 de novembro. O desafio dos participantes será criar uma narrativa utilizando sons e imagens fotográficas.
“A junção da narrativa com a fotografia é o que confere diferencial à mostra. Os participantes deverão apresentar uma sequência de fotografias, velozes ou lentas, dependendo da narrativa produzida.
A temática é livre”, comenta o coordenador da Mostra Caixola, André Zielonka. “Nesta edição, vamos trabalhar com tamanho de arquivo no formato HDV, já utilizado no cinema digital. Isto irá conferir uma qualidade superior à mostra”.
As inscrições podem ser feitas em duas categorias competitivas, Acadêmica e Livre, nas quais os inscritos serão os autores tanto das fotos quanto da edição final dos trabalhos.
Porém, a mostra irá contar ainda com a categoria Montagem, que não é competitiva e na qual os participantes podem utilizar imagens feitas por outras pessoas na criação do projeto.
Podem participar da Mostra Caixola estudantes e fotógrafos de todo o Paraná. A lista de locais de inscrição, regulamento completo e outras informações estão disponíveis no site www.mostracaixola.com.br. Os vencedores irão receber prêmios que variam de R$1.000,00 a R$2.000,00 , além de equipamentos como máquina fotográfica, notebook e computador.
O projeto Mostra Caixola foi contemplado, este ano, com o Prêmio Pontos de Mídia Livre, do Ministério da Cultura. Para esta terceira edição, são esperadas cerca de duzentas inscrições. Serão escolhidos dez finalistas em cada categoria. A expectativa é de que os vencedores sejam conhecidos entre o final de novembro e início de dezembro.