Mostra apresenta histórico da gestão do patrimônio cultural

Uma exposição permanente ocupa o hall da Casa da Memória (R. São Francisco, 319) a partir da próxima terça-feira, dia 14. Painéis fotográficos apresentam aos visitantes um histórico da gestão pública do patrimônio artístico e cultural da cidade, trabalho que vem sendo exercido há mais de 30 anos pela Fundação Cultural de Curitiba.

A Fundação exerce a política de valorização e preservação dos bens culturais mediante o trabalho de identificação, conservação, proteção e disponibilização desse patrimônio à comunidade. Essa política começou com a criação em 1974 da Casa Romário Martins, que abrigou o núcleo de documentação da memória curitibana, e teve continuidade com a criação, em 1981, da Casa da Memória. A guarda e o tratamento dos acervos seguem padrões adotados internacionalmente.

Atualmente a Casa da Memória constitui uma das três coordenadorias da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, responsável pelo acervo histórico-documental. Este acervo, alimentado por pesquisas, doações da comunidade e aquisições feitas por meio de leis de incentivo à cultura, é composto por documentos impressos e manuscritos, periódicos, livros e materiais iconográficos, como aquarelas, plantas, mapas, projetos de construção, rótulos, fotografias em papel, diapositivos e negativos. Esse material é classificado, catalogado, indexado e informatizado para disponibilização ao público em geral.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo