Morre no Rio o artista Ivens Machado

Morreu na noite desta terça, 12, no Rio, o artista Ivens Machado, aos 73 anos. Nascido em Florianópolis (SC), ele caiu de uma escada em sua casa, na Avenida Niemeyer, e não sobreviveu ao acidente. Segundo a Galeria Fortes Vilaça, que estava iniciando negociações para representar comercialmente a obra do escultor, pintor e gravador, o corpo de Ivens Machado será velado nesta quarta, 13, das 14 h às 18 h, no Cemitério São Francisco Xavier, Cajú, Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação ocorrerá na quinta-feira, às 15 h, no mesmo local.

Ivens Machado tem uma obra marcada pelo intenso uso de materiais dos mais diversos, como o concreto, pedras, vidro, telhas e madeira. “Não sou arquiteto, mas sempre gostei de construir espaços de abrigo”, afirmou o artista ao jornal O Estado de S.Paulo, em 2002, por ocasião de sua retrospectiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo. “Uma das minhas buscas é o primitivo”, também comentou na época sobre a rusticidade que queria trazer para suas criações. Muitas vezes, ainda, as peças do escultor recebiam cores através do uso de pigmentos.

O artista, que nasceu em 1942, mudou-se em 1964 para o Rio de Janeiro, onde foi aluno de Anna Bella Geiger na Escolinha de Arte do Brasil. O primeiro importante marco de sua trajetória ocorreu anos depois, em 1973, quando Ivens Machado apresentou a instalação Cerimônia em Três Tempos no Museu de Arte Moderna do Rio e participou da 12.ª Bienal de São Paulo.

Conhecido mais amplamente por seu trabalho escultórico, o artista também tem criações no campo da videoarte e realizou, entre as décadas de 1970 e 80, a conhecida série dos Cadernos, de caráter político e na qual Machado desorganizava as pautas de cadernos escolares. “Para aquela época, parti da ideia de que o papel pautado era um tipo de controle, já que as pessoas não podiam escrever livremente”, explicou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo