Morreu na manhã desta terça-feira, 20, aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães. Ela estava internada desde o dia 18 de setembro, por problemas cardíacos, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa de Saúde São José, na Gávea, zona sul do Rio. Ainda não há informações sobre a causa da morte de Yoná e sobre o sepultamento.

continua após a publicidade

O início da carreira da atriz foi marcado pelo filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), do cineasta Glauber Rocha, com quem Yoná trabalhou também em “A Rosa de Deus”. A atriz começou no ofício para ajudar a família, após seu pai perder o emprego. Nascida no bairro do Lins, no Rio de Janeiro, iniciou a carreira na rádio Tupi, em 1954.

Depois de uma passagem pela Bahia, onde atuou no grupo de teatro “A Barca” e filmou com Glauber Rocha, voltou ao Rio em 1964 e continuou trabalhando com teatro.

Nas telenovelas, destacou-se em produções da TV Globo, como “Roque Santeiro” (1985), de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, onde interpretou a dona de boate Matilde. Por causa do sucesso da personagem, posou para a revista Playboy no ano seguinte, aos 50 anos de idade. Em 87, atuou em “O outro”, também de Aguinaldo Silva.

continua após a publicidade

Yoná participou também de importantes minisséries da TV Globo, como “Grande Sertão Veredas”, de 1985, e Engraçadinha (1995).