Morre Furio Scarpelli, roteirista de clássicos italianos

O roteirista Furio Scarpelli, do filme “Três Homens em Conflito” (Il buono, il brutto, il cattivo) e de outros clássicos do cinema italiano, morreu aos 90 anos em sua casa em Roma, informou hoje seu filho, Matteo Scarpelli. Ele tinha problemas cardíacos.

Durante uma colaboração de décadas com Agenore Incrocci, mais conhecido por seu apelido Age, Scarpelli escreveu os roteiros de “O Incrível Exército de Brancaleone” e “Os Companheiros”, filmes dirigidos por Mario Monicelli, além de “A Marcha sobre Roma”, de Dino Risi, e outros clássicos do cinema italiano do pós-guerra.

O senso de humor e o olhar implacável para os vícios do povo italiano se converteram na marca registrada da dupla Age & Scarpelli, responsável por papeis e falas memoráveis para atores como Marcello Mastroianni e Vittorio Gassman. Age morreu em 2005.

“Três homens em conflito” é um clássico do western spaghetti, dirigido por Sergio Leone e protagonizado por Clint Eastwood.

Age e Scarpelli foram indicados duas vezes ao Oscar de melhor roteiro nos anos 1960. Scarpelli foi ainda indicado nos anos 1990 pelo roteiro de “O Carteiro e o Poeta”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo