O escritor Donald J. Sobol, autor da conhecida série infanto-juvenil “Encyclopedia Brown”, morreu na última semana em Miami, aos 87 anos, vítima de causas naturais. As informações são da editora Penguin e foram divulgadas na tarde de hoje.
Sobol escreveu diversos livros de ficção e não-ficção, tornando-se conhecido por seus enredos de mistério. “Graças a Donald, gerações de crianças aprenderam a ler e a resolver mistérios junto com o ‘Enciclopédia Brown’, um dos mais notáveis personagens da literatura infantil”, disse Don Weisberg, presidente da Penguin Young Readers Group.
A série de histórias de detetive “Enciclopédia Brown” surgiu em 1963. Nas tramas, o menino Leroy “Enciclopédia” Brown, um inteligente detetive amador, resolve pequenos mistérios. Esse formato inspirou outros autores e tornou-se uma série de TV em 1989.
O último episódio, “Encyclopedia Brown and the Case of the Soccer Scheme”, ainda sem título em português, tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para outubro. A série, que já foi traduzida para 12 idiomas, vendeu milhões de exemplares em todo o mundo, segundo a Penguin.
Nascido em Nova York, Sobol começou sua carreira como repórter e passou a escrever histórias de mistério em 1957. Ganhou vários prêmios, incluindo o Edgar Award, por sua contribuição à ficção de mistério nos EUA.
O escritor deixa esposa, três filhos e quatro netos.