Morre a atriz Miriam Muniz

Morreu em São Paulo a atriz e diretora Miriam Muniz, aos 73 anos. Ela sofreu um acidente vascular cerebral na madrugada deste sábado. Atendida na Santa Casa, não resistiu e morreu, logo após dar entrada no hospital. O último personagem interpretado no cinema já seria o bastante para deixar qualquer atriz roxa de inveja. Em Nina, longa-metragem do pernambucano Heitor Dhalia lançado este ano, Myriam Muniz vive Eulália, uma velha e mesquinha senhora assumidamente inspirada na vítima tão velha e tão mesquinha de Crime e castigo, de Dostoiévski. Mas Myriam tinha em seu currículo outros trabalhos que a deixavam tão ou mais orgulhosa. A começar pela estréia profissional, em 1961, com José, do parto à sepultura, de Augusto Boal, no Teatro Oficina.

O primeiro prêmio não demorou a vir: em 1963, ela ganhou o prênio Governador do Estado, por sua atuação em O noviço. De lá para cá, tornou-se uma das damas do teatro paulista, tendo estado no elenco de peças como Fala baixo senão eu grito, Eva Perón e Porca miséria, que fez por 16 anos. E Myriam não se satisfez apenas em ser atriz, também quis ensinar o que havia aprendido. Em 1972, ao lado do seu primeiro marido, o também ator Sylvio Zilber, e do psicólogo Roberto Freire, a atriz fundou o Centro de Estudos Macunaíma, que se tornou uma das maiores escolas de teatro do País. E nunca parou de ensinar, a ponto de, em 1998, lançar o livro Giramundo – O percurso de uma atriz, organizado por Maria Thereza Vargas, como uma maneira de passar adiante o que havia aprendido. Uma estréia e tanto à frente do show-marco Falso brilhante, de Elis Regina. Também foi dela a direção do show Festa, com Nana Caymmi, Isaurinha Garcia e Rosinha de Valença.

No cinema, além de Nina, a atriz participou de três filmes de Ana Carolina (Mar de Rosas, Das tripas coração e Amélia). Em televisão, esteve nas minissérie Dona Flor e seus dois maridos e Os Maias, e na novela Nino, o italianinho.

Como a atriz nunca gostou de velórios, seus familiares cremaram seu corpo, no crematório de Vila Alpina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo