Cantando e contando histórias, de forma muito presente, o cantor baiano Moraes Moreira faz três shows em Curitiba (hoje, amanhã e sábado) onde mergulha em seu passado e revela passagens que marcaram sua atuação no cenário da cultura popular do Brasil. Os shows, durante os quais o músico lançará o livro A história dos novos baianos e outros versos (Editora Língua Geral), acontece no Teatro da Caixa.

continua após a publicidade

São 39 anos de estrada, uma parte como participante dos Novos Baianos e outra em carreira solo. E ao contar a história e a filosofia do lendário grupo que revolucionou a MPB dos anos 70s, Moraes lançou mão da Literatura de Cordel, para relatar com muito amor, humor, verdade e informação, essa verdadeira saga vivida junto com seus parceiros. Ele utiliza o livro como fio condutor do show, no qual se apresenta como narrador e cantor.

Músicas como Preta pretinha, Mistério do planeta, Brasil pandeiro, A menina dança e Dê um rolê, entre outras que compõem a essência do repertório do grupo, estarão na trilha sonora do espetáculo para matar as saudades de uns e a curiosidade de outros.

A segunda parte do show é dedicada à vitoriosa carreira solo desse animado sessentão que é Moraes Moreira. Sucessos como Pombo correio, Festa do interior, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Meninas do Brasil e Sintonia, além de algumas inéditas, completarão a festa. Nos shows, Moraes dividirá o palco com o multi-instrumentista carioca Marcos Moletta.

continua após a publicidade

Biografia

Nascido em Ituaçu, cidade do sertão baiano, desde pequeno Antônio Carlos Moreira Pires se interessou pela música. Mas foi no início dos anos 70s, no auge do tropicalismo e influenciado pelos criadores do movimento, junto com os Novos Baianos, que gravou seu primeiro disco.

continua após a publicidade

Logo em seguida no antológico Acabou chorare e em outros projetos, Moraes marcou sua presença no grupo, atuando de forma destacada como compositor, cantor e instrumentista.

Em 1975 partiu para uma a carreira solo embalado pelo  sucesso da música Pombo correio, composta em parceria com Dodô e Osmar, os inventores do trio elétrico, do qual o Moraes é o primeiro cantor.

Do começo até aqui são 35 discos e quase 500 músicas gravadas. Seu lado compositor, ao longo do tempo vem sendo reconhecido através de belas versões realizadas por grandes intérpretes da MPB.

Serviço

Show de Moraes Moreira e lançamento do livro A história dos novos baianos e outros versos. Hoje, amanhã e sábado, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes da Caixa, idosos e estudantes)