O Montreux Jazz Festival é o mais bem sucedido e respeitado festival de jazz do mundo. Teve início em 1967 e desde então se estabeleceu como um dos eventos musicais anuais de maior prestígio em todo o mundo, trazendo sempre os melhores artistas e performances. A extraordinária lista de artistas que participaram do festival traz o que há de melhor na música internacional dos mais diversos estilos.

continua após a publicidade

E com a colaboração do festival e dos artistas que participaram, a Eagle Vision e a ST2 Video lançam esses shows pela primeira vez em DVD. A série Norman Granz Jazz in Montreux traz alguns dos maiores nomes do jazz de todos os tempos em performances históricas no famoso Montreux Jazz Festival. As apresentações originais tiveram imagem e áudio restaurados para o lançamento em DVD.

Ray Charles foi indiscutivelmente um dos pioneiros do soul music, pode-se dizer que ele é a própria definição do soul. O DVD Ray Charles-Live at Montreux 1997 é o registro de sua terceira e última participação no festival, e é considerada por muitos a melhor delas. Sob a direção de Al Jackson e com o acompanhamento de sua orquestra, o show traz performances inesquecíveis de seus maiores sucessos, incluindo Shadows of My Mind, Busted, Georgia on My Mind, Angelina e I Can?t Stop Loving You. Comentários do próprio Ray Charles, biografia e outros extras imperdíveis fazem deste um DVD histórico.

1969 foi o ano da primeira apresentação de Ella Fitzgerald no Montreux Jazz Festival. Este show também está registrado no DVD, Live at Montreux 1969 e traz a diva em um momento de maior diversificação de repertório, como na versão emocionada para This Girl?s in Love with You, de Burt Bacharach e na interpretação inesquecível do clássico Hey Jude, dos Beatles, entre outras leituras ousadas e surpreendentes de músicas já consagradas.

continua após a publicidade

Ella Fitzgerald é considerada por muitos a melhor cantora de jazz de todos os tempos, disputando a posição com as divas Sarah Vaughan e Billie Holiday. À frente de uma orquestra ou com o acompanhamento de apenas um piano, Ella seduz com todo seu requinte e emoção.

Norman Granz foi um dos nomes mais importantes para a música do século XX, e em parte, responsável pela popularização do jazz com a série de shows Jazz at Philharmonic. Nesta edição de 1975 do Jazz at Philharmonic, em Montreux, subiram ao palco para uma incrível jam session os saxofonistas Benny Carter e Zoot Sims, o guitarrista Joe Pass, o pianista Tommy Flanagan e muitos outros artistas.

continua após a publicidade