Nada de música de câmara, música folclórica ou música contemporânea, mas nem por isso menos atraente. O show beneficente que acontece em Cascavel no próximo dia 16 chama a atenção não somente por seu diferencial, mas também por sua simbologia. São hinos gregorianos de adoração a Nossa Senhora cantados em português pelos monges beneditinos do Mosteiro da Ressurreição, de Ponta Grossa. O show ?Mais que os Querubins? acontece às 20h30, no Centro de Eventos de Cascavel. A entrada custa R$ 10.
Segundo a idealizadora do evento, Dra. Graciosa Luza Wiggers, a vinda dos monges ao Município se deve à divulgação do novo CD ? Minha Casa é Casa de Oração. ?Conheci os monges quando fiquei hospedada na estadia do mosteiro e percebi a situação de pobreza em que vivem. Contudo, desenvolvem músicas gregorianas impressionantes e que não devem ficar escondidas. Decidi trazê-las para a região a fim de tornar esta arte sacra mais conhecida?, relata.
Ela ainda explica que o evento também tem a intenção de arrecadar fundos para a reconstrução do mosteiro. ?Com a bilheteria poderão construir uma nova sede para a comunidade. Atualmente estão instalados muito próximos da cidade e pretendem migrar para uma área mais deserta e mais ampla com o propósito de abrigar novos visitantes e permitir que tenham mais tranqüilidade?, explica Graciosa. De acordo com ela, os monges aproveitam a vinda a Cascavel para homenagear o arcebispo do Município, Dom Lúcio Baumgartner, que respondeu como Bispo do Paraná por três anos.
Os ingressos podem ser adquiridos em casas paroquiais, e nas lojas Visual Modas, Discolândia, Instelpa, Jóias Rafelli, Loja Por do Sol, Mellos Pastelaria, Colégio Sagrada Família e Colégio Marista. No dia 15, o mesmo show acontece em Toledo, no Teatro Municipal, também às 20h30. O evento tem apoio da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Mais informações pelos telefones (45) 3223-9785 e 9117-1373.
Mosteiro da Ressurreição
Fundado em 26 de junho de 1981 por alguns monges vindos do Mosteiro de São Bento (SP), a comunidade viveu em um mosteiro em Vila Velha, a trinta quilômetros da cidade, mas em situação bastante precária até 1985. Somente neste ano que os monges se mudaram para a sede construída no terreno onde se encontra atualmente.
Sob coordenação do abade Dom André Martins, serão novamente transferidos para uma sede maior em Itaiacoca, distrito de Ponta Grossa, assim que as obras foram finalizadas. Conforme a tradição das comunidades beneditinas, o mosteiro da Ressurreição está aberto a receber homens e mulheres que desejam passar férias em retiro espiritual. Os interessados em fazer doações, podem depositar qualquer quantia em dinheiro na conta Banco Real – ABN AMRO, agência 0249-6, conta corrente 5718635-1 ou Banco do Brasil, agência 030-2, conta corrente 36701-X. Para adquirir o CD ?Minha Casa é Casa de Oração? basta entrar em contato com a comunidade pelo telefone (42) 3228-0043.
Serviço:
Show Beneficiente ?Mais que os Querubins?
Monges Beneditinos do Mosteiro da Ressurreição, de Ponta Grossa
Sábado, dia 16 de junho
Às 20h30
Ingressos a R$10
Informações pelos telefones (45) 3223-9785 e 9117-1373, com Dr. Graciosa.