Em comemoração ao décimo aniversário da marca holandesa Droog Design, os fundadores e designers Renny Ramakers e o marido, Gijs Bakker, organizaram uma exposição que traduz os principais conceitos da marca. Projetada pelo também designer holandês Jurgen Bey, a mostra Simply Droog (Simplesmente Droog) ? 10 + 1 Anos de Design de Vanguarda Holandesa apresenta uma retrospectiva da marca com os produtos e os projetos executados entre 1993 e 2003. A mostra estará aberta ao público de 9 de dezembro a 05 de fevereiro do próximo ano.
Curitiba será a primeira cidade fora da Europa a receber a exposição, que depois segue para os Estados Unidos e a Bélgica. A mostra será realizada no espaço monumental do Olho, cuja arquitetura é assinada por Oscar Niemeyer, considerado um dos principais arquitetos brasileiros do século 20. Com 1.600 metros quadrados de área expositiva, o interior do espaço, moderno e de visual arrojado, está em harmonia com o significado em holandês da palavra droog (seco, sóbrio), que traduz a qualidade de ser prático e sóbrio. Por outro lado, existe um forte contraste com a outra faceta da marca, pois droog também significa um humor árido, daí a filosofia de dar aos objetos cotidianos mais alma, significado e conteúdo.
Porém, segundo os organizadores, o conceito do Droog Design também confronta a questão do consumismo. ?Questiona a natureza do luxo, tanto no contexto material quanto imaterial, pois o luxo de hoje não é mais simplesmente uma questão material e sim um desafio intelectual. O luxo hoje é um meio de ganhar atenção e, ao mesmo tempo, um meio de gerar uma observação, um uso e um julgamento atentos. O luxo é uma questão de atenção! Droog é luxo!?
As obras
Organizada em duas partes, o primeiro segmento da exposição conta a história do Droog Design através de instalações têxteis, fotografias, vídeos, desenhos, modelos e produtos acabados. A segunda é temática. Nela se poderá visualizar temas do Droog subdivididos pelos conceitos use it again (use novamente), familiar ? not so familiar (familiar ? não tão familiar), open concept (conceito aberto], the inevitable ornament (o ornamento inevitável), simplicity (simplicidade), irony (ironia), tactility (tatilidade), experience (experiência), hybridization (hibridização) e form follows process (a forma segue o processo). Cada um deles possui atmosfera e qualidade individuais.
A capacidade de reciclar tem sido um importante tema para o Droog. Desde o início, a rede de design examinou produtos velhos, usados e obsoletos. Produtos que, por essas e outras razões, não se encaixam mais em seu ambiente. ?A questão que permaneceu para o Droog foi por que esses produtos não deveriam desfrutar de uma segunda vida.? Objetos como a Rag Chair (Cadeira de Farrapos), do design Tejo Remy, a Talking Coffee Machine (Máquina de Café Falante), de Eibert Draisma ou a Luminária do Reincarnate (Faça Reencarnar), assinada por Martí Guixé, foram os resultados diretos dessa proposta.
O segmento da mostra Familiar ? Not so familiar ?é uma resposta à observação de que as pessoas tendem a se cercar de coisas que amam e conhecem. No entanto, com o tempo, a atenção para com essas coisas diminui e as tornam quase invisíveis e não são mais notadas.? Entretanto, se esses objetos familiares fossem alterados, apareceriam ao mesmo tempo familiares enquanto novos e diferentes. A conseqüência lógica feita pelo Droog foi a de combinar essas duas qualidades e usar o familiar de maneiras novas. Familiar ? Not so familiar apresenta objetos como o Tree Truck Bench, de Jurgen Bey, o Relógio de Cuco Digital, Nest (Ninho), de Cynthia Hathaway e a Milk Bottle Lamp (Luminária de garrafas de leite), de Tejo Remy.
Outro destaque da exposição são os elementos interativos : peças de mobiliário e produtos que podem ser testados pelos visitantes. Entre as peças que poderão ser testadas estão a Rag Chair, projetada por Tejo Remy, e a cadeira Private Rocking Chair (Cadeira de Balanço Particular), de Martí Guixé. As luminárias de parede, Do Scratch (Arranhe), também criadas por Martí Guixé, é outro exemplo em que o acabamento foi individualizado. ?É preciso arranhar as superfícies pretas envernizadas, através das quais brilha a luz, dando a cada peça uma aparência e um efeito de luz únicos.?
O próprio projeto cenográfico da exposição, assinado pelo designer holandês Jurgen Bey, é relevante no contexto. ?Sua abordagem pragmática corrobora com a filosofia do Droog Design, com sua afirmação sóbria de que um prédio alto não pode funcionar sem elevadores.? Bey cria espaços interiores e produtos, desenvolve projetos para espaços públicos e arte aplicada. Segundo os organizadores, Bey vê a si mesmo não apenas como alguém pragmático, mas também como um conquistador, que explora o mundo através de suas estranhezas, e como alguém com a missão de fazer perguntas e criar contatos entre elementos diversos.
A exposição Simply Droog é um projeto internacional. A mostra já foi exibida no Haus der Kunst, em München (Alemanha), na Suíça e na Holanda. Curitiba será a única cidade da América Latina a receber a exposição fora da Europa, depois ela segue para os Estados Unidos e a Bélgica. Um catálogo abrangente de 240 páginas, projetado pelo estúdio gráfico holandês Thonik, acompanha a mostra.
A história do Droog
Em 1993, os fundadores do Droog Design, Gijs Bakker e Renny Ramakers, apresentaram as obras de jovens designers holandeses em uma Feira de Design, em Milão. Os trabalhos foram feitos de materiais industriais baratos e objetos achados como uma estante de livros, confeccionada com tiras de papel de embalagem e compensado (Konings&Bey), e uma penteadeira de gavetas usadas unidas com uma cinta. Os objetos foram caracterizados pela combinação de simplicidade e bom humor, sendo apresentados com o nome de Droog Design, originando a marca. A apresentação foi recebida de forma tão positiva que um ano depois, em 1994, Bakker e Ramakers decidiram fundar a Droog Design Foundation, em Amsterdã.
Desde então, eles convidam diferentes designers para que seus objetos façam parte da linha do Droog. Até hoje, Bakker e Ramakers escolhem pessoalmente cada objeto da coleção. O principal objetivo deles é garantir que a linha possua e mantenha os três critérios do Droog: uma idéia original, um conceito claro e um design sóbrio e limpo. Nas onze participações, desde 1993, de Bakker e Ramakers na Feira de Móveis de Milão, houve uma ênfase temática específica em cada uma delas.
O Droog Design continua a experimentar novos conceitos, tecnologias, e está envolvido em numerosas exposições, publicações e conceitos industriais. Entre as atividades comerciais do Droog está o design da loja Mandarina Duck, em Paris, e a plataforma de apresentações para a nova coleção da Levi?s Red. Além disso, a marca permanece envolvida na educação da próxima geração de designers e encabeça o Programa de Mestrado IM da Design Academy, em Eindhoven (Holanda). Em 2002, a loja e o espaço de exposição Droog & Co. foram abertos no centro histórico de Amsterdã.
Serviço
Simply Droog (Simplesmente Droog) ? 10 + 1 Anos
de Design de Vanguarda Holandesa
Aberta ao público: de 09 de dezembro a 05 de fevereiro de 2006
Onde: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico ? CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas pré-agendados não pagam)
Solicitação de Agendamento entre em nosso site na pasta Ação Educativa, em Agendamento
www.museuoscarniemeyer.org.br
