O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, está divulgando a exposição inedita Os modernos brasileiros + 1. Composta de 58 obras, a maioria original, a mostra reúne trabalhos que nunca foram expostos de artistas como Oscar Niemeyer, Lasar Segall, Flávio de Carvalho, entre outros. O evento vai até o dia 28 de novembro e tem curadoria de Consuelo Cornelsen.
De acordo com a curadora, a ideia para mostra surgiu de um pedido da diretora do MON, Maristela Requião. “A diretora pediu que eu fizesse uma exposição de cadeiras. Mas, a PUC já tinha feito uma imensa sobre isso, com a curadoria do Ivens Fontoura. Propus então que fizéssemos uma sobre os brasileiros, e faria um projeto para apresentar a ela”, conta.
Sobre o inusitado nome, existe uma história por trás disso, que ela explica melhor. “Os modernos brasileiros são os que vieram para o Brasil, principalmente da Europa após guerra, e foram recebidos e reconhecidos pela criatividade, e pelo talento, tornando se imediatamente brasileiros. Mais um, porque o Carlos Motta não faz parte desta geração, mas, iniciou um novo design com a reutilização das madeiras dentro de um critério absolutamente ecológico, o que o torna um moderno dentro do contemporâneo”, diz.
Para reunir o acervo da exposição, Cornelsen conta que foi necessário realizar pesquisas, encontros e ajuda de conhecedores desta arte. “O trabalho de pesquisa e encontros demorou dois meses. Envolvi-me principalmente com as famílias dos homenageados que me indicavam histórias e peças e, a cada porta aberta, se abria outra. O Sergio Campos e a Graça Bueno foram fundamentais, pois além de profundos conhecedores, possuem a Artemobilia e o Passado Composto, galerias colecionadoras de obras destes mestres. Todos colaboraram. A energia era muito forte e a vontade de fazer, imensa. Por isso, todos juntos nesta mesma paixão tornaram esta mostra única”, revela.
Para o pesquisador e colecionador de obras de arte, Sérgio Campos, a mostra será uma oportunidade única para apreciar tanta gente importante em um único espaço.
“Uma exposição com essa qualidade e quantidade é inédita no País. O público poderá apreciar móveis que são parte da nossa história, pois há material ali que teve inspiração na Semana de Arte Moderna de 1922. Mesmo os leigos poderão entender bem a linguagem, pois a mesma é bem acessível”, encerra.
Serviço
Mostra Os modernos brasileiros + 1. Até 28 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba). De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 4,00. Informações: (41) 3350-4400.