Pela primeira vez o moderno museu abre suas portas para um conserto. |
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Cultura e o Museu Oscar Niemeyer e o Instituto Goethe de Curitiba promovem um recital de músicas de Franz Schubert, interpretadas pelo barítono Andreas Schmidt, às 21h, em seu auditório. Além disso, o MON mantém aberta a exposição do acervo permanente, que conta com duas mil obras de artistas nacionais – Niemeyer e Tomie Ohtake, a além dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona e Arthur Nisio. Essas foram as únicas entidades que lembraram a data.
Segundo a diretora do museu, Maristela Requião, é a primeira vez que o museu abre espaço para apresentações musicais. Entretanto, existe a intenção de fazer com que a atividade se torne uma rotina dentro da instituição. O tema do recital apresentado hoje é Viagem de Inverno (Winterreise), com texto de Wilhelm Müller e ao piano Cord Garben.
Exposição
O dia da cultura também vai ser comemorado com uma exposição de obras de acervo permanente do museu. Entre elas, Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura no Estado. Ele era europeu, foi marinheiro e ainda jovem se estabeleceu em Curitiba. Retratou o desenvolvimento do Estado desde o período de 1880 até a década de 1930. É reconhecido no Brasil todo e na Europa.
Theodoro De Bona e outros pintores foram discípulos de Andersen. Eles continuaram retratando as transformações do Estado. De Bona morreu na década de 90 deixou registradas as suas impressões sobre as paisagens, acontecimentos e personagens paranaenses. A previsão é que a exposição dure pelo menos três meses.
Para Maristela, o dia da cultura é uma data importante. “As pessoas se mobilizam para falar do assunto e a arte é uma das faces da cultura”, comenta. Para a diretora, uma visita ao museu abre uma janela para o mundo, já que o local já abrigou coleções de vários países, incluindo Inglaterra e França. Pelo menos 400 pessoas visitam o local, mas em período de férias os números chegam perto de mil visitantes.
Serviço:
Uma promoção Goethe-Institut de Curitiba e Pró-Música.
Tema: Viagem de Inverno – Winterreise, música de Franz Schubert. Texto de Wilhelm Mül-ler, com Andreas Schmidt, barítono e Cord Garben no piano.
Hoje, às 21 h no Auditório do Museu Oscar Niemeyer – Centro Cívico
Rua Marechal Hermes, 999. Ingresso: 1 lata de leite em pó.
Também é possível admirar a exposição: A Poética da Forma, até o dia 21, que tem o patrocínio da Copel.
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – CEP: 80530-230 Telefone: (41) 350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h. Ingressos a R$ 4 reais.