O Museu Oscar Niemeyer abre a exposição ?Índia ? Quantos Olhos tem uma Alma?, nesta quarta-feira(15), às 19h, na Torre da Fotografia. Na mesma ocasião acontece o lançamento, em Curitiba, do livro do fotógrafo, com título homônimo. A publicação de 120 páginas foi publicada em Lisboa, Portugal. O evento será aberto ao público e o fotógrafo estará presente.
A exposição apresenta 60 fotografias em preto e branco de Marcelo Buainain, que recebeu o Prêmio Máximo da 2ª. Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba. As fotos de Buainain foram produzidas em 1999, ano em que o fotógrafo viajou pela Índia. A coleção pertence ao Acervo do Museu de Fotografia Cidade de Curitiba e foi organizada pela Fundação Cultural de Curitiba.
A exposição é dividida em seis módulos, de acordo com os conjuntos de fotografias pertencentes a cada série. São elas: Kumbha Mela, Trabalho, Criança, Sikhs, Crematório e Retrato. As séries retratam não só o contexto social indiano, mas principalmente seus ritos e crenças religiosas. ?Kumbha Mela?, por exemplo, é o maior festival religioso realizado na Índia a cada 12 anos. O festival alterna-se entre as cidades sagradas de Haridwar, Allahabad, Ujjain e Nasik. Já ?Varanasi – A última peregrinação? refere-se ao ritual de cremação, às margens do rio Ganges.
Serviço:
Índia ? Quantos Olhos tem uma Alma
Período Exibição Público: 15.08 até 14.10.07
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico ? CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes.
(Não pagam crianças de até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos agendados de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental).