Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Sidney Sampaio: ?Estou sentindo o peso nas costas?.

Quando descobriu que encarnaria Pedro, o personagem representante da ira na novela Sete pecados, Sidney Sampaio decidiu pesquisar as reações humanas em textos de psicologia. Até aí, nada muito diferente das preparações anteriores para viver seus papéis. Mas como a maior parte das cenas que grava recebem uma carga forte de tensão, o ator decidiu concentrar todas as suas energias antes do ?gravando? do diretor. ?Extravaso tudo que está preso nos momentos de raiva do Pedro. Esta é a melhor forma de conseguir um resultado à altura do personagem?, exagera.

continua após a publicidade

A estratégia faz sentido. Sem qualquer tipo de formação cênica, Sidney começou a se interessar por teatro ainda pequeno, mas só pensou na possibilidade de ser ator aos 18 anos, quando trabalhava esporadicamente como modelo em comerciais. Foi nessa época que surgiu um teste para um personagem no seriado Sandy & Júnior, da Globo, em 1998. Indicado pela agência aos produtores de elenco da emissora, Sidney participou da seleção e acabou conseguindo a vaga. ?Foi um início produtivo. E como sou de São Paulo, isso facilitou muito as gravações que eram feitas lá?, lembra.

Mesmo com os nove anos de experiência, só agora Sidney se sente iniciando a carreira. Tudo porque Pedro, seu personagem, ocupa um lugar de destaque na trama nunca antes experimentado pelo ator. Até agora, a maior parte das cenas que gravou foi ao lado da protagonista, Priscila Fantin. E, segundo o próprio, com emoções fortes sendo trabalhadas. ?Estou sentindo o peso nas costas. Os núcleos que representam os sete pecados são peças fundamentais na história?, valoriza-se.

O início das gravações da novela não foi tranqüilo para Sidney. Antes de começar os trabalhos, o ator participou da última edição do quadro Dança dos famosos, do Domingão do Faustão. Para não deixar nenhuma das produções na mão, ele chegou a dividir seu tempo entre os ensaios dos passos e as cenas de seu personagem na história de Walcyr Carrasco. Sua eliminação trouxe um certo alívio, já que a equipe de Sete pecados estava em ritmo acelerado para garantir a frente de 18 capítulos. ?Fui eliminado depois que começaram as gravações da novela. Fiquei triste, mas não tinha tanta vontade de ganhar. Queria me divertir e aproveitar as aulas?, minimiza.

continua após a publicidade

A primeira novela de Sidney foi Malhação, onde o ator interpretou, ao longo de duas temporadas, o romântico Daniel. Assim que encerrou sua participação no ?folheteen?, Sidney trocou de emissora e deu vida ao jovem Guilherme em Canavial de paixões, do SBT. Quando a novela acabou, o ator decidiu bater na porta da Globo. Em 2004, foi escalado para viver Felipe, o filho do mocinho Rafael, de Eduardo Moscóvis, em Alma gêmea.