Modelo internacional se prepara para estrear como atriz

O "universo" glamouroso da moda e dos concorridos desfiles da alta costura promete estar bem representado em Belíssima, próxima novela das oito da Globo, que estréia dia 7 de novembro. Isso porque na trama de Sílvio de Abreu, Érica Assumpção, uma modelo profissional, vai ser interpretada pela "top" internacional Letícia Birkheuer. Depois de passar por uma "bateria" de testes com mais de 50 modelos, a personagem marca a estréia da gaúcha como atriz televisiva. "Não acreditei. Seria apenas uma pequena participação, mas acabei permanecendo no elenco fixo da novela", conta orgulhosa. Apesar de ainda se sentir uma "estranha no ninho" – a modelo fez apenas uma "ponta" no filme O Amor É Cego, de Peter e Bobby Farrelly, em 2001 -, a beldade de 26 anos está empolgada com a nova profissão. "É claro que ‘pinta’ um pouco de medo, dá aquele ‘friozinho’ na barriga, mas vou me esforçar ao máximo para corresponder às expectativas", garante.

 Em Belíssima, Érica vai ser filha de Júlia Assumpção, personagem de Glória Pires, e bisneta da poderosa Bia Falcão, de Fernanda Montenegro.

Na trama, a modelo vai regressar ao Brasil para o casamento da mãe e passará a morar no país, depois de uma temporada na Inglaterra. "Estou adorando dividir a cena com duas das mais talentosas atrizes da tevê brasileira", elogia. Mesmo com a responsabilidade de não fazer feio no meio de "feras", Letícia confessa que o fato de poder interpretar uma modelo na novela foi um dos principais motivos para aceitar o papel. "Conheço muito bem o meio, pois faço parte dele. Mas isso não quer dizer que será fácil dar vida à personagem", pondera.

Apesar de começar a gravar somente na segunda quinzena de novembro – Érica Assumpção entrará em meados de dezembro -, Letícia tem se dedicado exclusivamente ao trabalho de composição da personagem. A atriz destaca que busca inspiração na própria sinopse da novela para encontrar o "tom" certo de Érica. "Ela tem uma personalidade bem diferente da minha. Vou precisar realçar algumas características que não tenho", assegura. Se a "construção" da personagem não é motivo de preocupação, voltar a morar no Brasil tem deixado a atriz um pouco incomodada. Depois de cinco anos em Nova York, Letícia agora está morando no Rio de Janeiro, mas ainda não se readaptou ao calor dos trópicos. "Minha vida está uma verdadeira loucura. Mesmo assim, estou adorando", confessa.

Nascida em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Letícia Birkheuer foi "criada" nas quadras de vôlei de Porto Alegre, onde foi atacante da Sogipa.

Nessa época, ela chegou até a participar da equipe juvenil da seleção brasileira e queria realmente seguir a carreira de jogadora. Mas o 1,81 metro de altura e os belos olhos verdes da menina de 16 anos chamaram a atenção de um "olheiro" da Mega Model, que fez o convite para a ex-jogadora fazer parte do "casting" da agência. "Num primeiro momento, fiquei em dúvida se deveria aceitar. Não sabia ao certo se era isso que realmente queria. Mas resolvi assumir o risco e deu muito certo", recorda.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo