Moda local para mercado nacional

Na passarela, o estilo paranaense de vestir.

A semana de moda de Curitiba chega à sua terceira edição com a participação de sete marcas locais, três convidados especiais e 19 novos estilistas concorrendo ao Prêmio João Turin. Dar visibilidade ao talento do estilista paranaense e à qualidade do que é produzido no Paraná e, ao mesmo tempo, inserir Curitiba no calendário de lançamentos de coleções do País. Com esses objetivos surgiu, em 2002, o Curitiba Fa-shion Art, que chega consagrado à sua terceira edição.

Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, a terceira semana de moda paranaense, que ocorre de 8 a 12 de março, contará com a participação de sete marcas locais: Silmar Alves, Enesoe Chan, Sista, Sexxes, Korr, Jean Pierre Lobo e Pin. Jum Nakao, Rodrigo Fraga e Ronaldo Fraga participam como convidados especiais, apresentando as coleções exibidas recentemente na São Paulo Fashion Week. E, abrindo o evento, 19 novos talentos da criação, alunos de escolas de estilismo do Estado, apresentam roupas inspiradas no fandango, manifestação cultural típica do litoral paranaense que concorrem ao II Prêmio João Turin. “Ao chegar a uma terceira edição, o Curitiba Fa-shion Art comprova a evolução do mercado da moda paranaense, cada vez mais profissionalizado e cada vez mais respeitado no circuito de lançamentos do País”, avalia Paulo Martins.

Além de integrar estilistas e marcas do Estado ao movimento da moda brasileira, o Curitiba Fashion Art visa consolidar a imagem de Curitiba como uma cidade elegante, sofisticada, criativa e com estilo próprio. Curitiba, a Capital do Estilo é mais do que um slogan, é referência comprovada que pode e deve ser absorvida por um evento que tem no estilo a sua principal inspiração”, diz Nereide Michel.

Indústria

O Paraná tem 4,2 mil empresas ligadas à cadeia da moda: a maioria é de micros e pequenos empreendimentos, responsáveis pela produção de 15 milhões de peças ao ano. Entre empregos diretos e indiretos, ocupa mais de 300 mil trabalhadores.

Esses números fazem do Paraná o segundo pólo confeccionista do País, com faturamento anual de cerca de R$ 2 bilhões. As empresas paranaenses consomem, por exemplo, 30% de toda a produção de tecidos da Vicunha, o que equivale a 15 milhões de metros de tecidos por mês e sete toneladas de malha por ano, segundo estimativas da tecelagem, uma das mais importantes do Brasil.

Serviço:
III Curitiba Fashion Art

Data:
de 8 a 12 de março de 2004, a partir das 18h30.

Local:
Centro de Exposições Horácio Sabino de Coimbra – FIEP, na Avenida das Torres, 1341, Jardim Botânico.

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