A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Itaú Cultural (SP), promovem nesta sexta-feira (21/10) uma palestra com o escritor gaúcho Moacyr Scliar. O encontro será às 19h, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação (R. Dr. Faivre, 398). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (41) 3321-3205 e 3321-3308.
A palestra faz parte do programa "Crônica na Sala de Aula", desenvolvido pelo Itaú Cultural para capacitar professores para o trabalho com esse gênero literário em sala de aula. Além da palestra de Moacyr Scliar, voltada ao público em geral, haverá uma programação especial para professores da rede pública. Antes da palestra desta sexta-feira, o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, e a diretora do Itaú Cultural, Renata Bittencourt, assinam termo de cooperação para as ações conjuntas do programa "Crônica na Sala de Aula".
O programa
O programa Crônica na Sala de Aula explora um dos gêneros literários mais acessíveis ao professor para tratar de temas históricos e contemporâneos e criar situações de aproximação com a linguagem literária. O projeto tem como focos centrais o estímulo à leitura, a valorização da literatura no contexto da educação formal através do contato com textos de autores representativos, a difusão do conhecimento sobre o gênero crônica e formação de repertório de educadores e alunos.
O objeto central do programa é um material de apoio ao professor criado para facilitar o trabalho em sala de aula. Concebido para ser uma ferramenta e um elemento de provocação para o desenvolvimento de propostas, o material apresenta um panorama histórico do gênero no Brasil, íntegra de crônicas selecionadas, imagens de obras de arte que dialogam com os textos e sugestões de atividades para sala de aula.
Além da análise estética e contextual, as crônicas aparecem como elementos mobilizadores para a reflexão e discussão em sala de aula sobre temas transversais como trabalho, cidadania, ética e pluralidade cultural. A temática e a coloquialidade específicos do gênero crônica promovem a aproximação das diferentes áreas do saber, possibilitando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares junto aos professores das áreas de literatura, história e artes visuais.
O autor
Nascido em Porto Alegre, em 1937, Moacyr Scliar é autor de 53 livros, em vários gêneros: conto, romance, crônica, ficção juvenil e ensaio. Obras suas foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Canadá, Israel e outros países, com grande repercussão crítica.
Scliar recebeu vários prêmios, entre os quais: Academia Mineira de Letras (1968), Joaquim Manuel de Macedo (1974), Érico Veríssimo (1975), Cidade de Porto Alegre (1976), Brasília (1977), Guimarães Rosa (1977), Associação Paulista de Críticos de Arte (1980), Casa de las Américas (1989), José Lins do Rego, da Academia Brasileira de Letras (1998), Jabuti (1988, 1993 e 2000, neste último ano por A Mulher que Escreveu a Bíblia). Tem trabalhos adaptados para cinema, tevê, teatro e rádio. É colunista dos jornais Zero Hora (Porto Alegre) e Folha de S. Paulo. Foi professor visitante nas Universidades de Brown e Austin.
A vocação para a literatura surgiu cedo. Os pais, imigrantes judeus-russos, moradores no bairro do Bom Fim em Porto Alegre, eram grandes contadores; a mãe, professora, iniciou-o cedo na leitura. Logo estava escrevendo historinhas que circulavam no bairro. Mais tarde, estudante de Medicina, publicou vários contos. Sua primeira obra de importância apareceu em 1968. Era o livro de contos O Carnaval dos Animais.
Duas influências são importantes na obra de Scliar. Uma é sua condição de filho de imigrantes; a outra é sua formação como médico de saúde pública, porta de entrada para a realidade social brasileira. Em sua carreira, papel importante é reservado à literatura juvenil, que define como "um reencontro com o jovem leitor que fui, um leitor que procurava nos livros um sentido para a vida e para o mundo".
Seus últimos lançamentos foram Histórias para (quase) todos os gostos (1998 ? contos), Os Leopardos de Kafka (2000 ? romance), O Mistério da Casa Verde e O Livro da Medicina ( ambos de 2000 ? literatura juvenil).
Serviço
Palestra com o escritor Moacyr Scliar
Centro de Capacitação ? R. Dr. Faivre, 398
Dia 21 de outubro, sexta-feira, às 19h
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelos telefones (41) 3321-3205 e 3321-3308.