Depois de quase sete anos sem realizar uma mostra em Curitiba, o artista Fernando Magalhães Velloso, considerado um dos mais ilustres de Minas Gerais, terra onde nasceu, volta para a capital paranaense para uma exposição na Galeria Noris-Espaço Arte.
O artista, que chega hoje a cidade, traz aproximadamente 20 trabalhos, que misturam pinturas sobre acrílico, pinturas em materiais tridimensionais e obras mais inusitadas, como as produzidas em chapas de alumínio e madeira.
O tema para a mostra será uma alusão ao mito de Sísifo, que segundo a mitologia grega foi um mortal astuto que enganou em diversas oportunidades os deuses do Olimpo.
Após morrer, Sísifo recebeu como castigo empurrar uma grande pedra de mármore até o cume de uma montanha, que rolava de volta para o ponto de partida.
Velloso revela que, pela primeira vez, seu trabalho ganha formas circulares, pois, segundo ele, sempre tivera dificuldades em trabalhar círculos e curvas. Seu novo trabalho acabou sendo um desafio, pois foi preciso que ele lidasse com a tridimensionalidade para conquistar uma certa soltura em um suporte bidimensional.
Paralelo à atividade de artista plástico, Velloso atua também como cenógrafo do Grupo Corpo. Dentre suas criações, ele assinou a cenografia da minissérie Uma mulher vestida de sol, os balés MAP e Terra Nova, que foi apresentado para o Ballet Jazz de Montreal, no Canadá, e a Fundação Gulbenkian, de Lisboa, em Portugal. Ele foi o responsável também pela cenografia do filme Tieta do Agreste, dirigido por Cacá Diegues.
O artista revelou ainda que tem uma paixão por Curitiba e pelos curitibanos. ?Estou muito feliz em retornar para a capital paranaense, que é um lugar do qual aprecio muito. Foi uma pena eu ficar tanto tempo sem me apresentar por aí. Adoro o público curitibano, pois considero como bem heterogêneo. Isso sem falar que a cidade é alegre e muito civilizada?, elogia.
Mesmo com 37 anos de atividades como artista plástico, Velloso revelou que está ansioso com a mostra.
?Estou bem ansioso em realizar essa mostra, porque ela representa uma evolução do meu trabalho. Felizmente, a receptividade tem sido excelente e as pessoas que puderam ver o catálogo que será exposto elogiaram bastante as obras?, disse.
Serviço
Mostra de Fernando Magalhães Velloso. Galeria Noris-Espaço de Arte (Alameda Princesa Izabel, 899). De hoje até 28 de junho. Informações: 3225-4963. A exposição se encerra no dia 28 de junho.
A entrada é gratuita.