São Paulo (AE) – A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre a temporada de 2006 na próxima quarta (8), sob regência de seu titular John Neschling. Neste ano, a Osesp deve apresentar cerca de 130 concertos. Também nos planos da orquestra está outra turnê internacional.

continua após a publicidade

Para o primeiro concerto foi escolhida a Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi. Com participação de dois coros, da Osesp e da Fundação Príncipe de Astúrias, ao todo serão 150 vozes, além dos solistas Hasmik Papian, Mzia Nioradze, Miroslav Dvorsky e Giacomo Prestia. José Esteban García Miranda rege o coral da Fundação e Naomi Munakata comanda o da Osesp.

A obra de Verdi foi composta entre 1873 e 1874, na Itália, e é uma homenagem ao escritor e poeta Alessandro Manzoni a quem o compositor venerava. "Poucos, naquela manhã, estiveram mais tristes e comovidos do que eu. Agora tudo acabou!", escreveu Verdi, após ser comunicado da morte de Manzoni.

Ainda abalado com a perda, dez dias depois Verdi visita o túmulo do poeta e decide compor a peça que estrearia exatamente um ano depois da morte daquele a quem pretendia homenagear.

continua após a publicidade

Antes disso, porém, o próprio Verdi fez questão de escolher os solistas e só entregou as composições a cada um no momento em que chegavam para os primeiros ensaios de piano. Para ele, era preciso explicar pessoalmente, com detalhes, suas intenções, para evitar qualquer distorção por parte dos cantores

Três dias após a estréia, no Teatro Alla Scala, Verdi assumiu a orquestra e regeu, ele mesmo, uma de suas obras-primas

continua após a publicidade

Serviço: Missa de Réquiem. Sala São Paulo (1.501 lugares). Praça Júlio Prestes, s/nº, Centro, São Paulo, telefone (011) 3337-5414, metrô Luz. 4.ª (8), 21; 6ª (10), 21h; sáb. (11), 16h30 De R$ 25 a R$ 79.