A cidade de Curitiba poderá relembrar um pouco da história dos anos de chumbo no Brasil a partir da próxima segunda-feira (11/06), com a exposição fotográfica Direito à memória e à verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985. A abertura do evento contará com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), e será realizada no espaço cultural da Caixa Econômica Federal, às 19h – Rua Conselheiros Laurindo, 280, mezanino.

continua após a publicidade

A mostra ficará aberta ao público até o dia 24 de junho. Concebida originalmente pela SEDH para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, a exposição foi aberta pela primeira vez em agosto de 2006, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Agora, numa parceria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República com a Caixa Econômica Federal e a Petrobras, será levada a cinco capitais brasileiras, nos espaços culturais da Caixa, em datas alternadas, de maio a agosto de 2007. Depois do Rio de Janeiro, as cidades de Curitiba, São Paulo, Salvador e Brasília receberão a linha do tempo que conta a história do País entre os anos de 1964 e 1985 – época em que esteve submetido ao regime militar.

Em uma viagem ao passado recente, as imagens recuperam a memória do golpe militar, que no dia 31 de março de 1964 mergulhou o país numa ditadura que durou 21 anos.

Os tanques na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, o envolvimento de artistas e músicos da época no movimento de resistência, os opositores do regime presos e mortos poderão ser vistos em painéis de dois metros de altura, conduzidos por um texto que reconta cronologicamente a história destes tempos.

Serviço

Datas das exposições – Curitiba – 12 a 24 de junho; São Paulo – 13 a 23 de julho. Salvador – 7 a 17 de agosto.

continua após a publicidade