Nascido em 1948, Baryshnikov foi solista do Kirov Ballet (Rússia); do American Ballet Theater e do New York City Ballet (EUA), atuou no cinema e consagrou-se como um dos melhores e mais importantes bailarinos do mundo, influenciando as novas gerações no bailado.
Depois da estréia em Joinville, a companhia de Baryshnikov vai para o Rio de Janeiro e São Paulo. Do Brasil, Baryshnikov segue com seus bailarinos para a continuação da sua turnê internacional. A turnê brasileira é uma organização da empresa carioca Antares. Mais informações no www.baryshnikovdancefoundation.org .
O bailarino
Nascido na Rússia, em Latvian, em 1948, o bailarino-ator Mikhail Baryshnikov começou sua carreira de bailarino relativamente tarde, por volta dos 15 anos. Em alguns anos, virou solista do Ballet Kirov de Leningrado em meados de 1969. Durante apresentação no Canadá em 1974, buscou asilo no país e, em 1986, tornou-se cidadão americano. Foi bailarino do American Ballet Theater de Nova Iorque de 1974 a 1989 onde estrelou A bela adormecida (1975); Hamlet Conotations (1976); Giselle (1977); Balanchine (1980); Don Quixote (1989). Também foi diretor da Companhia do American Ballet Theater entre 1985 e 1989. Além de bailarino é ator, tendo estrelado o filme O sol da meia noite (White nights, de 1985) ao lado do dançarino e ator americano, Gregory Hines.
O festival
Em seu Jubileu de Prata, o Festival de Dança de Joinville ocorre de 18 a 28 de julho de 2007 no Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e Palcos Abertos. Além da Noite de Abertura e Noite de Gala, conta com Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, Festival Meia Ponta (para os pequenos alunos/bailarinos), apresentações em Palcos Abertos e Feira da Sapatilha. Um dos mais importantes eventos voltados para a dança no País, destaca-se pelo forte investimento na parte de formação do coreógrafo/aluno/bailarino com uma série de cursos/oficinas ministrados por profissionais de renome nacional e internacional. A média de participantes é de 4 mil pessoas e a de público gira em torno dos 200 mil. Informações pelo www.festivaldedanca.com.br.