É neste sábado (8), às 17h, o evento de lançamento de A máquina de madeira (Companhia das Letras), novo romance de Miguel Sanches Neto, na Livraria Arte & Letra, em Curitiba.
A partir da trajetória do padre Azevedo, precursor da máquina de escrever e quase desconhecido entre nós, o premiado escritor paranaense, autor de 15 livros, entre romances, contos, poesia, ensaio e crônicas, narra a formação da identidade do Brasil.
Neste romance histórico, o autor de Chá das cinco com o vampiro mostra um Rio de Janeiro que tenta caminhar do exótico para o moderno.
A figura do padre professor serve de baliza para uma trama maior, de exploradores e explorados, de articulações políticas e econômicas.
Entre a fé e a ciência, entre o amor e o dever, Azevedo representa uma nova mentalidade. No descompasso de suas ideias progressistas e as já velhas tradições nacionais, surge uma reflexão atual sobre um país sempre em movimento. No Rio de Janeiro do século XIX, recriado minuciosamente por Miguel Sanches Neto, é o Brasil de hoje que se desvela.
O autor
Miguel Sanches Neto nasceu em 1965, no Paraná. É autor de quinze livros, entre romances, crítica, poesia e contos, entre eles os premiados Um amor anarquista e A primeira mulher. Colaborou com as principais publicações brasileiras e é professor de literatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A máquina de madeira
Miguel Sanches Neto
Companhia das Letras
248 págs.
Serviço
Lançamento e sessão de autógrafos de A máquina de madeira
Dia 8 de dezembro, sábado, às 17h
Local: Livraria Arte & Letra (Alameda Presidente Taunay, 130 – fundos da Casa de Pedra – Batel – Curitiba – PR). Telefone: (41) 3039-6895
Entrada franca.