Miguel Proença se apresenta em 16 cidades

Brasília – Resgatando clássicos da música erudita e composições de Villa-Lobos como Senhora Dona Sancha, Que lindos olhos e de Chopin como Allegro Majestoso e Scherzo, o Projeto Piano Brasil, lançado em abril do ano passado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), prossegue este ano com turnê nacional de 16 apresentações do pianista Miguel Proença, em todo o País.

Desta vez, o pianista percorrerá o interior do País. O projeto já passou por seis cidades: Petrópolis (RJ); e Santa Maria, Bagé, Quaraí, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul, todas do Rio Grande do Sul. A próxima apresentação acontecerá no dia 2 de maio, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre (RS). Depois, a turnê segue para Juiz de Fora (MG), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Blumenau (SC), São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda em maio, no dia 8, Miguel Proença, pesquisador de obras eruditas compostas para piano, será contemplado com o prêmio ?Destaque Mercosul?, oferecido a personalidades brasileiras. Proença é também doutor em música e diretor artístico do Teatro do Sesi do Rio Grande do Sul. A gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesi, Claudia Ramalho, afirma que o objetivo do Projeto Piano Brasil é valorizar a diversidade da cultura brasileira, investindo na música erudita.

Miguel Proença

O pianista Miguel Proença foi diretor da Sala Cecília Meireles e da Escola de Música Villa-Lobos e secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Possui extensa discografia de música brasileira para piano destacando as obras integrais de Oscar Lorenzo Fernandez e Alberto Nepomuceno.

Lançou inúmeros CDs de repertório internacional. Recebeu em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau de Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro. Em 1989 e 1999, foi escolhido pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo (APCA), como ?Melhor Pianista do Ano?.

Executou a parte para piano da trilha sonora do filme Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão, de Zelito Viana. É, desde 1994, diretor artístico do Projeto UERJ Clássica, no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Também é diretor artístico do Teatro do Sesi-RS. Exerceu, de 1997 a 2002, o cargo de professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Doutor em Música, faz parte do corpo docente do Instituto de Artes da UERJ. Em 2003, fez recitais na França, Japão, Alemanha, Itália e Eslovênia. No ano passado, integrou o júri do 5th International Tchaikovsky Competition, no Japão, e do Concurso Internacional de Piano Vinna da Motta, em Portugal. Realizou ainda concertos na Europa e no Japão.

Programação:

Os concertos do Projeto Piano Brasil em 2006 estão programados para acontecer nas seguintes datas, horários e locais:

2 de maio – Teatro São Pedro Porto Alegre – RS – 21h.

5 de maio Theatro Pedro II Ribeirão Preto SP – 21h.

8 de maio – Proença recebe Prêmio Mercosul Porto Alegre

16 de maio – FIEMG Regional Zona da Mata Juiz de Fora MG – 20h.

19 de maio – Teatro do SESI João Pessoa PB – 21h.

21 de maio – Teatro Santa Isabel Recife PE – 21h.

28 de maio – Teatro HSBC Curitiba (PR) – 21h.

30 de maio – Teatro Carlos Gomes Blumenau SC – 20h30.

13 de setembro – Teatro Cultura Artística São Paulo SP – 21h.

16 de setembro – Sala Cecília Meireles Rio de Janeiro RJ – 21h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo