Ano passado, Proença se apresentou em 13 cidades brasileiras, fazendo os recitais de lançamento da coletânea Piano Brasil, lançada pela gravadora Biscoito Fino. O grande sucesso levou à confirmação de mais 18 concertos em 2006, com a renovação dos patrocínios do Sesi Nacional, Souza Cruz e Caixa RS – Agência de Fomento e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A turnê iniciou em 25 de março, em Petrópolis, e Curitiba é a décima segunda cidade no roteiro.
Neste recital em Curitiba, Proença mostrará algumas obras fundamentais na história do piano, ao lado de raridades, como a que abre o programa: A dança dos espíritos abençoados, uma transcrição de Wilhelm Kempff à obra de Glück.
Depois, segue-se Quatro peças líricas, opus 13, de Alberto Nepomuceno, cujo quarto movimento (A galhofeira) é uma das mais conhecidas peças do repertório brasileiro para piano. A primeira parte do recital encerra-se com Claude Debussy: os prelúdios La serenade interrompue, La Cathedrale Engloutie e Minstrels, além de La soirée dans Grenade, da obra Estampes e L?Isle Joyeuse. A segunda parte do programa é reservada aos 24 Prelúdios, opus 28, de Chopin: uma obra de fôlego e alto grau de dificuldade, que ?tem vida? na execução de Proença, como ressaltou o Daily Telegraph, de Londres:
Prestígio internacional
Pianista de renome internacional, Miguel Proença é um artista em permanente evidência no meio musical brasileiro.
A sua celebridade como instrumentista vem sendo saudada eloqüentemente, nos últimos 40 anos, por críticos nacionais e estrangeiros. Em abril de 2005 lançou a coletânea Piano Brasil, pela gravadora Biscoito Fino, inaugurando o Selo Biscoito Clássico.
Considerada pela Unesco patrimônio da música brasileira, a Coletânea Piano Brasil, teve tournée de lançamento em treze cidades brasileiras com excelente repercussão de público e crítica. Os ingressos para o recital Piano Brasil II de Miguel Proença estão à venda na bilheteria do Teatro HSBC. Os ingressos estão a R$ 15,00.