O Metallica é a primeira banda internacional confirmada para tocar no Rock in Rio de 2011, que será realizado nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, na capital fluminense. A informação foi divulgada hoje, no site oficial do evento, que também anunciou os nomes dos grupos brasileiros Sepultura e Angra. As três bandas vão se apresentar na terceira noite do evento, reservada aos fãs de heavy metal.
De acordo com a organização do Rock in Rio, o Metallica foi a banda mais votada pelo público numa pesquisa feita pelo Ibope sobre quem os brasileiros gostariam de ver no festival. No site oficial da banda, os músicos escreveram que não poderiam dizer “não” ao convite para tocar no “Rock in Rio original”. “Então esperamos que vocês peguem um calendário e marquem 25 de setembro de 2011 para uma data com o Metallica no Rio de Janeiro”, disseram aos fãs.
Os norte-americanos, precursores do thrash metal, estiveram no Brasil em 2010 para realizar três shows: um em Porto Alegre, no Parque Condor, e dois em São Paulo, no Estádio do Morumbi. As apresentações fizeram parte da turnê de divulgação do álbum “Death Magnetic”, lançado em 2008.
Além de 2010, o grupo já se apresentou no Brasil em outras quatro ocasiões. Em maio de 1999, durante turnê de divulgação do álbum “Garage Inc.”, de 1998, a banda fez três apresentações: em Porto Alegre, no Jockey Club; no Rio de Janeiro, no Estádio do Flamengo; e, em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, respectivamente.
Em maio de 1993, durante a turnê do álbum “Metallica”, de 1991, o grupo fez dois shows em São Paulo, no Estádio do Palmeiras. Em outubro de 1989, no fechamento da turnê do álbum “…And Justice for All”, de 1988, a banda fez uma apresentação no Rio de Janeiro, no Ginásio do Maracanãzinho, e duas em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.
Os ingressos para o Rock in Rio começam a ser vendidos no dia 19 de novembro, por meio do site www.rockinrio.com.br. O preço dos ingressos será de R$ 190, com a entrada para os estudantes custando R$ 95. Segundo a organização do evento, não haverá pista Premium no festival, que contará com dois palcos e uma tenda para música eletrônica.