Dirigentes e professores da Escola de Música e Belas Artes (Embap) e da Faculdade de Artes do Paraná (Fap) participaram da aula inaugural do curso de mestrado em Música, que será realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia. A aula foi dada pela secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e pelo diretor-geral, Jairo Pacheco. 

continua após a publicidade

O curso faz parte de um programa de qualificação profissional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Minter ? Mestrados Interinstitucionais), que também contempla outras instituições de ensino superior públicas do Paraná.

Ao todo, o mestrado atenderá 17 professores, sendo 16 da Embap e um da Fap, e terá duração de dois anos, com previsão de conclusão em julho de 2008. Além de mestrados, o governo estadual também promove a realização de doutorados nas instituições.

A Embap foi fundada em 1948. Atualmente, oferta oito cursos de graduação (Canto, Composição e Regência, Desenho, Escultura, Gravura, Instrumento, Música e Pintura), com um total de 685 estudantes.

continua após a publicidade

Os professores somam 121, dos quais 38 são especialistas, 24 são mestres, oito são doutores e 30 são graduados. A meta da Escola é qualificar cada vez mais seu corpo docente e discente.