Talento comprovado no palco, o destino sorriu para a aluna de balé Morgana Cappellari (15) quando lhe deu habilidades o suficiente para que americanos se interessassem por sua dança através de uma fita de vídeo. Atualmente, estudando nos Estados Unidos, ela vive o presente sob a constante ameaça que a falta de patrocínio lhe roube o sonho de virar estrela. O sonho começou quando a coreógrafa da Escola de Dança do Teatro Guaíra, Patrícia Otto (professora de Morgana) enviou uma fita da menina para o Youth America Grand Prix, em Nova York (EUA), ano passado.
Pelo destaque no festival – tendo chegado às finais Morgana ganhou duas bolsas de estudo, uma no Harid Conservatory, em Boca Raton, e outra na Rock School, na Pensilvânia. Ela optou pelo Harid, que graças ao bom desempenho no concurso lhe ofereceu uma bolsa de 50% para o curso anual 2004/2005 e novamente para 2005/2006. Como a aluna só possui meia bolsa de estudos e sua família não possui condições de arcar com as despesas com passagens, alimentação, hospedagem e as pendências financeiras com a Harid, seu futuro passou a ser incerto. Segundo a mãe da bailarina, Alessandra Maria Pimentel, foram procuradas diversas instituições e secretarias de Estado em busca de patrocínio, mas as respostas são sempre negativas, com alegações de falta de verba. Para que a aluna conclua os estudos nos EUA, a família precisa de US$ 2.600.
De férias no Brasil, Morgana está com a viagem para Nova York marcada para quinta-feira, graças ao apelo de seus pais a instituições financeiras, e a ajuda de Patrícia. Morando no conservatório em Boca Raton, sua rotina é de estudo na escola pública pela manhã e aulas de dança durante cinco horas por dia à tarde. ?Lá eu aprendo técnicas diferentes do balé clássico e existem mais oportunidades para que me torne uma bailarina profissional e reconhecida?, contou.
Segundo Patrícia Otto, Morgana sempre foi uma menina muito talentosa e havia o interesse mútuo entre aluna e professora para que a bailarina fizesse carreira fora do País, onde existem condições melhores de se aprimorar. ?Estamos sempre pechinchando as mensalidades com a escola para que ela continue lá. Até aqui a ajuda sempre veio de lá (EUA)?, afirmou. A professora acredita que com a experiência internacional Morgana será em breve um grande destaque nacional. Somente por Morgana estar estudando lá, participará este mês em Nova York de um curso no American Ballet Theatre (ABT), uma das maiores companhias de dança do mundo. Sua participação foi confirmada devido ao pedido de bolsa que sua professora no Harid conseguiu. Como no balé existe um grande fluxo de meninas e poucos rapazes, as bolsas integrais da ABT são destinadas somente ao sexo masculino e a bailarina obteve 50%. Mais informações pelo telefone com Rosângela Maria (41) 9987-7353 ou Patrícia Otto (41) 8415-0040.