Mescla da moda feminina e masculina no Fashion Rio

Estreando no calendário do Fashion Rio, a Printing abriu ontem o quarto dia de desfiles na Marina da Glória. A grife mostrou basicamente somente roupas para festas e com muito brilho. As influências surgiram da pesquisa sobre os volumes e os desenhos amorfos dos cristais de murano, passando pelo art decó e pela sobriedade do guarda-roupa clássico masculino. Foi mais uma grife que mesclou a moda masculina com a feminina, que parece ser o grande hit para este outono-inverno.

As texturas e as misturas dos tecidos foram exploradas por meio de estampas sobrepostas a jacquard de seda e na alfaiataria, nos bordados em camadas e no trabalho rendado, desenvolvido com sedas da coleção, aplicadas nas costas de vestidos, casacos e golas.

O shape da coleção é composto por vestidos e saias perto ao corpo, com o comprimento no joelho. Outra aposta dos estilistas para o inverno 2009: roupas que marcam a silhueta. Alfaiataria com calças masculinas, casacos longelíneos e ombros marcados por pences também foram destaques da Printing.

Outra grife a desfilar ontem foi a colorida e jovem Cantão, que há quatro décadas valoriza o estilo de vida do Rio de Janeiro, ou seja, livre, leve, colorido e alegre.

A Cantão apresentou a coleção Tão longe, tão perto, que ressaltou a beleza dos encontros estéticos, culturais e afetivos. Muito tricô, sedas, veludos (outro tecido que apareceu em vários desfiles e parece ser forte tendência) e moletons estampados digitalmente ou em processos artesanais.

A grife harmonizou cores e estampas com muitas misturas de tecidos, desenhos, colagens e bordados sofisticados. Referências étnicas de África, Vietnã e tribos indígenas brasileiras foram mixadas a xadrez e elementos da natureza, como florais e plumas. Na cartela de cores, o vermelho-laca e o azul-pavão são dominantes.

Marcela Virzi foi outra estilista que apostou na mistura da moda masculina e feminina. A idéia, segundo Marcela, foi mostrar “uma diva americana, que um pouco como Katherine Hepburn, incorpora um quê masculino em seu guarda-roupa”. Apareceram calças de pregas, camisas esporte, mangas enroladas, grandes pulseiras, vestidos soltinhos, jaquetas e casacos pesados, e saias, estas sim muito femininas e afuniladas.

“Busquei fazer essa mistura de masculino e feminino inspirada pelo “american sports wear”, e revesti essas idéias em tecidos luxuosos como jacquard de seda pura, o cetim e o crepe de seda e a lã. Também usei o couro, o jacquard de algodão, malha e o microtule. As cores são sóbrias; preto, cru, marfim, bege e o dourado”, afima a estilista. Desfilaram ontem também Apoena, Graça Ottoni e Cláudia Simões.

Hoje, penúltimo dia de Fashion Rio, desfilam Bianca Graham Ferreira, Rio Moda Hype, Acquastudio, Espaço Fashion, Auslander, Elisa Chanan e Juliana Jabour.

Voltar ao topo