A vida de um autêntico carioca retratada em 90 minutos. É assim que Sérgio Cabral descreve o DVD Sérgio Cabral – a cara do Rio, produzido por Fernando Barbosa Lima e Rozane Braga em sua homenagem. O DVD faz parte da série Os grandes brasileiros, que já retratou histórias de Barbosa Lima Sobrinho, Tancredo Neves, Ziraldo, Darcy Ribeiro e agora, Sérgio Cabral.
Não é fácil citar todas as diferentes atividades que esse carioca, nascido em Cascadura, no Rio de Janeiro, já realizou. Jornalista, escritor, músico, vascaíno, sambista, boêmio são algumas delas. Porém, a mais intrigante ele mesmo explica. “Sou carioca, e não sei fazer outra coisa. Já morei durante um ano em São Paulo, mas não consegui deixar o Rio de Janeiro, esta cidade está no meu coração. Ser carioca é minha vocação”, descreve.
A construção do documentário surgiu de uma grande amizade. “Nos conhecemos há muito tempo, Sérgio é um grande jornalista e também um grande músico.
Muitas vezes aparenta ser uma pessoa séria mas é sempre brincalhão. É uma pessoa muito boa, profundamente ligado ao Rio de Janeiro, às escolas de samba, por isso merecia um trabalho desse porte em sua homenagem”, explica o produtor Fernando Lima.
O documentário é apresentado por Débora Nascimento e Haroldo Costa, e mostra detalhes da vida de Sérgio Cabral contados por ele mesmo e por pessoas marcantes em sua vida, como sua mãe Regina e sua esposa Magaly, com quem está casado há 46 anos e conquistou através de anúncios em jornais da época.
Historia que também está no DVD. Além destes, depoimentos de seus filhos Sérgio Cabral Filho, atual governador do Rio de Janeiro, Claudia e Mauricio também estão no DVD. Participam também dos depoimentos parceiros de trabalho e companheiros de boemia como Ziraldo, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Rildo Hora, Martinho da Vila, Leci Brandão, Roberto Dinamite, entre outros.
No início de sua carreira como jornalista, Sérgio Cabral escrevia sobre a música popular no Jornal do Brasil. Já no jornal Pasquim, suas reportagens retratavam a militância política e a repressão durante a ditadura. Atuou também como produtor de discos, jurado em festivais, comentarista de desfiles e criou sucessos no samba como Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha, desenvolvido em parceria com Rosa Maria.
O documentário será exibido no próximo dia 20, às 20h, no Canal Brasil. Estará à venda nas livrarias Cultura (www.livrariacultura.com.br) e também será distribuído gratuitamente. “São 6 mil DVDs distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas, colégios, instituições, empresas e órgãos do governo”, explica Lima.
O próximo projeto de Fernando Lima será lançado em dois meses. “Estamos finalizando o próximo DVD da série sobre Tancredo Neves, o lançamento deverá acontecer em outubro”, adianta.