Larissa Queiroz garante que nem chegou a se preocupar com a composição de Rita em Paraíso tropical. Na pele da inseparável amiga de Camila, de Patrícia Werneck, e Susaninha, vivida por Érica Mader, Rita está muito próxima do universo da atriz carioca que, como a personagem, cresceu nas areias de Copacabana, bairro onde mora. Com a pele e os cabelos dourados pelo sol, um típico sotaque do Rio e um suave gingado que traduz as meninas da zona sul carioca, Larissa chega a se confundir com Rita. ?Ela foi absorvida por mim com muita naturalidade. Foi uma composição bem intuitiva?, define a sucinta atriz de 23 anos e 12 de carreira.
Na verdade, Larissa começou a atuar por acaso. Ainda bem pequena, acompanhava a mãe e produtora Fátima Queiroz nas gravações do extinto humorístico TV Pirata. De tanto freqüentar os bastidores, a atriz começou a fazer pequenas participações em algumas novelas, como História de amor e Por amor -onde viveu a pequena Juliana Fontes, filha dos personagens de Ângela Vieira e Odilon Wagner. ?Adorava fazer essa novela. Eu era muito paparicada por todos. Foi aí que achei um barato ser atriz?, lembra, animada.
Para começar a se aprimorar na carreira, Larissa freqüentou diversos cursos tradicionais de teatro no Rio, como a CAL – Casa das Artes de Laranjeiras – e Tablado, além de aulas na Escola de Atores Wolf Maya. ?Gosto mesmo é desse universo, ir ao teatro, cinema, fazer cursos de literatura?, explica a atriz, que cursa o quinto período da Faculdade de Letras da Universidade Estácio de Sá. Nas horas livres, além de decorar textos e estudar para as provas, a atriz ainda faz aulas de francês. Isso sem falar que Larissa está em cartaz no Rio com a comédia O último virgem carioca, dirigida por Jandir Ferrari.
Larissa costuma falar com entusiasmo sobre a carreira e os trabalhos nas novelas em que atuou, como Um anjo caiu do céu, Agora é que são elas e Senhora do destino. Mas, por pouco, a atriz quase desistiu da atuação. Em 2004, logo após fazer testes para viver a determinada Carol de Como uma onda, a produção da trama de Walther Negrão demorou meses para entrar em contato com a atriz. Tanto que Larissa já tinha desistido da novela. Mas foi surpreendida com um telefonema do próprio autor lhe chamando para entrar no capítulo 30 da produção das sete. ?Nessa época, pensei até em desistir de ser atriz. Estava planejando morar na Itália ou na França e abrir uma academia de forró?, diverte-se a atriz, aficionada pelo ritmo nordestino.
Mas para não dançar na carreira e continuar emplacando personagens, Larissa tomou uma decisão assim que foi escalada para interpretar a Rita na trama das oito da Globo. Quando soube que a personagem teria diversas cenas de biquíni na praia, Larissa decidiu afinar a silhueta e perder 9 kg. Primeiro, começou a andar na praia até começar a se animar com os exercícios e contratar um ?personal trainer? para as aulas de musculação. Para acelerar a queima de gorduras, a atriz também investiu num tratamento de medicina ortomolecular até chegar aos atuais 56 kg distribuídos em 1,68 m de altura. ?Nunca fui muito preocupada com o corpo. Sempre estive mais atenta com a cabeça do que com o visual. Prefiro mil vezes ler um livro do que ir para a academia. Mas não dava para aparecer gordinha na praia. Aí era demais?, pondera.