Em turnê pelo sul do Brasil, o espetáculo "Médelei – Eu sou brasileiro e não existo nunca" será apresentado nesta quinta (24) e sexta-feira (25), às 20h, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba). O espetáculo, com direção de Cristian Duarte e participação de quatro bailarinos, integra a Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional.

continua após a publicidade

O ponto de partida desta criação foi a campanha do governo federal em 2004 ("Eu sou brasileiro e não desisto nunca"), com o propósito resgatar a auto-estima do brasileiro. Durante o processo, o grupo questionou algumas idéias implícitas na campanha – nacionalismo, a idéia de típico, de universal e os clichês agregados.

O livro do neurocientista português Antonio Damasio (Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos) serviu de pano de fundo, como uma possibilidade de tratar essas questões com distanciamento e de tocar no grande totem que é a dança-emoção-sentimento-espetáculo-performer. "Essa criação propõe o desafio de discutir no corpo e no ambiente da dança contemporânea esses grandes tabus, acessando-os na tentativa de colocá-los em questão, de penetrá-los para borrar ou alterar nossas certezas", explica o diretor Cristian Duarte.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Estímulo de Dança 2005, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e pelo Prêmio Funarte Petrobrás de Fomento à Dança. A performance estreou em agosto de 2006, no Sesc Santana, em São Paulo. Já foi apresentada também no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em janeiro deste ano participou de um festival de dança em Amsterdã (Holanda).

Responsável pela concepção e direção do espetáculo, o coreógrafo e bailarino Cristian Duarte graduou-se em 2002 na Escola P.A.R.T.S, em Bruxelas (Bélgica). Realizou colaborações com a Cia. Nova Dança/SP, Shani Granot, Peter Fol, Lynda Gaudreau, Paz Rojo, Fabiana Britto e Thelma Bonavita. Duarte já participou de diversos festivais internacionais na Áustria, Holanda, Bélgica, França, Portugal e Brasil. Entre os prêmios que recebeu está o Bonnie Bird Choreography Award (Londres). Além de Cristian Duarte, também atuam os bailarinos Sheila Arêas, Tarina Quelho e Eros Valério.

Serviço:

Médelei – Eu sou brasileiro e não existo nunca
Teatro Londrina (Memorial de Curitiba) – R. Claudino dos Santos, s/n – Setor Histórico
Quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de maio, às 20h
Ingressos: R$ 10,00

continua após a publicidade