Depoimentos em som e imagens, que retratam os fatos que marcaram a memória da sociedade paranaense, estão sendo apresentados durante a Mostra Memória Paranaense, que acontece durante todo o mês de outubro.

continua após a publicidade

A partir de hoje, a mostra, promovida pelo Instituto Cultural Cinevídeo1, apresenta uma série de entrevistas com personalidades que fazem parte da história do rádio, da comunicação, do teatro e do esporte do Paraná.

Até o dia 31 de outubro, são oito sessões, com a participação dos entrevistados na maior parte delas. Um dos destaques fica por conta do depoimento do ex-presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), Nestor Batista, sobre a história do rádio no Estado.

“É um bate papo descontraído, bem humorado e, principalmente, com muito conteúdo”, afirma o idealizador do Instituto Cultural Cinevídeo1, Luiz Renato Ribas.

continua após a publicidade

Segundo Ribas, durante a sessão, serão exibir os depoimentos que não foram mostrados nem mesmo para o próprio Nestor Batista. “São depoimentos onde ele relata fatos curiosos. Um deles conta a estreia de Nestor como locutor de turfe, onde, em um páreo, havia apenas três cavalos e ele conseguiu errar o resultado”, comenta.

Nos depoimentos que estão sendo exibidos, Ribas ressalta que não há edições, e os relatos são exibidos na íntegra. Segundo ele, as produções, que são feitas pelo próprio instituto, o microfone é “aberto” de forma irrestrita.

continua após a publicidade

“Isso torna mais o depoimento mais autêntico e a personalidade fica mais a vontade”, afirma. O programa poderá ser acompanhado amanhã, às 19h, na sede do Instituto Cinevídeo1 (Rua Padre Anchieta, 458 – Praça 29 de Março), com entrada gratuita.