O diretor Fernando Meirelles é o representante brasileiro na disputa pelo Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema mundial. Ele foi indicado ontem, em Los Angeles, como um dos seis finalistas por seu trabalho em O jardineiro fiel. E a disputa promete não ser fácil – Meirelles concorre com Peter Jackson (King Kong), Woody Allen (Match Point), George Clooney (Boa noite, e boa sorte), Ang Lee (Brokeback mountain) e Steven Spielberg (Munique).

continua após a publicidade

Três longas brasileiros (2 filhos de Francisco, Casa de areia e Quase dois irmãos) disputavam uma vaga entre os candidatos a melhor filme estrangeiro, mas nenhum foi selecionado. A lista ficou definida com Joyeux Noël, da França, Kung Fu, de Hong Kong Mo Gik, da China, Paradise Now, da Palestina, e Tsotsi, da África do Sul.

?Essa é a primeira vez na história do Globo de Ouro que todos os longas indicados como drama são independentes, ou seja, com produção inferior a 30 milhões de dólares?, comentou Philip Berk, presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que organiza o prêmio.

A cerimônia de entrega acontece no dia 16 de janeiro, cinco dias antes de se encerrar a votação para o Oscar. É o que justifica a força do Globo de Ouro como influência decisiva na cerimônia da Academia de Artes e Ciência de Hollywood.

continua após a publicidade